You are here
Home > Negócios > Escola Chef Gourmet expande rede de franquias para todas as regiões do país

Escola Chef Gourmet expande rede de franquias para todas as regiões do país

Nova unidade em Curitiba será lançada, neste sábado, no bairro Santa Felicidade

Referência no ensino de gastronomia no Brasil, com cursos para iniciantes e profissionais, a Escola Chef Gourmet está em ampla expansão pelo país. Nas últimas semanas, chegou a Fortaleza (CE), Santos (SP) e ao bairro da Consolação, na capital paulista. Com quase 80 unidades franqueadas em todas as regiões brasileiras, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados, a escola de gastronomia terá sua segunda unidade inaugurada em Curitiba, neste sábado (25), no bairro de Santa Felicidade – conhecido pelo turismo e as origens italianas.

Nascida em 2019 em Jaraguá do Sul (SC), a rede pertence à Lumière Holding e faz parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em Curitiba, a rede também está no bairro Batel. Em Santa Felicidade, a unidade está instalada na Avenida Manoel Ribas, 5511, próximo à entrada do bairro e aos principais restaurantes e vinícolas da região.

“Queremos transformar a vida das pessoas por meio da educação e da gastronomia. Nossa escola oferece aulas práticas direcionadas à gastronomia, mas também à gestão, turismo e hotelaria. Com essa visão ampliada a gente consegue formar profissionais completos e mudar a realidade de muita gente”, afirma o empresário Márcio Juliano Goulart, dono da franquia da Chef Gourmet Santa Felicidade, destacando que os cursos contam com 70% da carga horária voltada às práticas.

O curso mais popular — e extenso — é o de Chef de Cuisine, com foco profissionalizante. Com duas aulas semanais (uma teórica e a outra prática) ministradas pelo chef Tadeo Furtado, o curso tem duração de dois anos.

Panificação, confeitaria, pizzas e carnes são outros temas dos 14 cursos, que formam turmas de até 18 alunos com corpo docente qualificado. O mundo das bebidas também é contemplado com grupos para bartender profissional e de sommelier (profissional e por hobby), em salas de até 12 pessoas. Confira a lista de cursos oferecidos:

  • Bartender
  • Chef Boucherie
  • Sommelier por Hobby
  • Chef de Cuisine
  • Chef de Cuisine Jr.
  • Chef Pâtisserie e Boulangerie
  • Cozinha por Hobby
  • Cozinheiro Profissional
  • Gestão de Negócios
  • Inglês Cultural
  • Panificação e Confeitaria por Hobby
  • Pizzaiolo Profissional
  • Sommelier por Hobby
  • Sommelier Profissional

Santa Felicidade

A escolha do local da nova Escola Chef Gourmet não foi por acaso. Região da antiga Colônia Santa Felicidade, o bairro foi formado a partir de 1878 por núcleos coloniais de imigrantes vindos, em sua maioria, das regiões do Vêneto e de Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros.

Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas para repouso e alimentação contribuiu para criar sua tradição gastronômica. Hoje, o bairro reúne cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil pessoas. Possui também vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e de móveis de vime e junco.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top