Saiba como as fintechs ajudam empreendedores a otimizar a gestão financeira

Saiba como as fintechs ajudam empreendedores a otimizar a gestão financeira

Você sabia que os cartões ainda estão entre as principais preferências dos brasileiros no momento de concretizar uma compra? Por meio do estudo ‘Uso da Maquininha 2021’, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que a taxa anual de adesão de máquinas por MPEs ficou em torno de 56%, o que representa um crescimento de uso desse meio de pagamento de 43% nos últimos cinco anos. A satisfação dos clientes e o aumento de vendas são fatores que impulsionaram esse movimento no mercado.

No entanto, para que as operações funcionem corretamente e os empreendedores consigam alcançar os resultados esperados em termos de gestão financeira da marca, é fundamental contar com um bom parceiro de negócio. No caso do segmento de Vendas, as fintechs costumam desempenhar esse papel. “Em tradução livre, o termo em inglês significa ‘tecnologia financeira’, visto que são empresas que investem em recursos tecnológicos para entregar produtos e serviços capazes de otimizar a performance de diferentes atividades financeiras, tais como educação financeira, meio de pagamento, investimentos e afins”, explica Gabriel Andrade, CEO da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por máquinas de cartão.

A partir de um layout simples e intuitivo, os agentes autorizados da fintech, por exemplo, contam com o Q2 Lupa, que substitui as planilhas manuais ao disponibilizar uma auditoria completa do fluxo de dados transacionados nas máquinas de cartão. A ferramenta, portanto, possibilita automatizar a conferência de todas as vendas realizadas, conferir a porcentagem descontada nas transações, confirmar o cancelamento de compras, identificar se houve alguma diferença nas datas de recebimento ou até mesmo se cada transação foi corretamente recebida.

Já o Q2 Link, outro serviço da fintech, auxilia os empreendedores que fazem parte do time de agentes autorizados da Quero 2 Pay a venderem mais, pois permite a geração de links de pagamento para as redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Neste sistema, os pagamentos podem ser feitos em até 12x, sendo que o dinheiro recebido estará disponível ao lojista em 15 dias com base em uma taxa única para todas as bandeiras. Para utilizar esse recurso, é preciso ter Queridona Smart, a maquininha de cartão de crédito da startup.

“Entendemos que fornecer as ferramentas necessárias aos empreendedores é um passo importante para ajudá-los a se manterem no negócio. Um estudo divulgado no ano passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que 23% delas fecham antes mesmo de completar cinco anos de atividade, e no caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs), esse índice chega a quase 30%, sendo a falta de gestão financeira um dos principais motivos para o fim desses negócios”, pontua o CEO.

Crédito da foto: Freepick

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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