Viação Ouro e Prata implementa Selo Passagem Neutra

Viação Ouro e Prata implementa Selo Passagem Neutra

Empresa é a primeira, do setor rodoviário, a minimizar seu impacto ambiental com a compensação do carbono de suas viagens

A responsabilidade socioambiental e o comprometimento com um futuro melhor são essenciais e urgentes, por isso, a Viação Ouro e Prata lança uma nova funcionalidade no processo de vendas de suas passagens que vai ao encontro deste compromisso. A empresa, será a primeira do setor rodoviário a implementar o Selo Passagem Neutra.

Ao adquirir a passagem pelo site, o cliente terá a opção de neutralizar o gás carbônico emitido na viagem através de um “aceite” que estará disponível no carrinho de compras.

Ao escolher a opção de neutralizar o carbono, o passageiro pagará uma taxa fixa de R$ 1,60 que será utilizada para a compensação do CO2 emitido em sua viagem. Todo o valor arrecadado será revertido para projetos certificados de proteção climática e ambiental através da Eccaplan, empresa de Consultoria em Sustentabilidade, parceira para a gestão destas iniciativas.

A funcionalidade chega à Ouro e Prata para somar com outras ações focadas em reduzir os impactos no meio ambiente, já que o compromisso socioambiental é uma preocupação diária ao longo de seus 82 anos de trajetória. A empresa já traz inúmeras práticas sustentáveis, como reciclagem de resíduos, captação e reutilização de água da chuva, central de tratamento para reutilizar água utilizada na lavagem dos ônibus, programa de redução de emissão de CO2 e gerenciamento de resíduos, com o objetivo de reduzir o descarte e reintroduzir os materiais para o uso novamente.

Além disso, vale ressaltar o plantio de mais de 400 mudas árvores nativas que foram plantadas em uma reserva ambiental na cidade de Gravataí/RS, que contemplou 3 dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (as ODS) da ONU e  73.000 kg CO2 equivalentes evitados.

“O pioneirismo desta ação está em incentivar uma consciência ambiental na sociedade e estamos muito felizes em disponibilizar ao passageiro a opção de compensar o carbono da sua viagem, fazendo com que ele também faça parte da mudança junto com a gente, isso se soma as demais ações que nós já praticamos diariamente pensando em um futuro melhor para o Planeta”, afirma Luana Fleck, Diretora da Ouro e Prata.

A estimativa com a nova funcionalidade na compra das passagens, é que a empresa compense mais de 252.000kg de CO2 equivalente até o final de 2022.

Além disso, através de uma página de transparência, o passageiro poderá conferir no site ouroeprata.com todas as informações deste processo como o os projetos contribuídos e as emissões de CO2 neutralizadas.

Apoio a projetos socioambientais certificados

O valor arrecadado serve para apoiar projetos ambientais brasileiros certificados. Todas as iniciativas seguem padrões e normas internacionais, como: Verified Carbon Standard e ONU. O projeto apoiado pela Ouro e Prata, inicialmente, será a Fazenda Florestal Santa Maria, situada dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando 71.714 hectares de floresta nativa, no município de Colniza (MT).

Mais informações e benefícios sociais, ambientais e econômicos deste projeto, podem ser encontrados em: https://projetos.eventoneutro.com.br/projeto/projeto-florestal-santa-maria-redd

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *