Wickbold adquire fábrica no Paraná e visa novos negócios em panificação doce

Wickbold adquire fábrica no Paraná e visa novos negócios em panificação doce

Investimento na nova planta, que atualmente produz 50 toneladas de produtos por dia,faz parte do plano de expansão da fabricante

A Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, anuncia a compra da antiga fábrica Delimyll, situada no município de Guarapuava, no Paraná. Agora batizada de Basteck, a unidade tem como objetivo promover novos negócios para a fabricante, além de rentabilizar a operação em panificação doce. Ao todo, R$ 80 milhões serão investidos na planta, incluindo o investimento inicial da aquisição e o planejado para os próximos três anos.

Com a aquisição, a empresa passa a produzir as categorias de bolo família, bolo mono porções e sua linha de panettones, itens que antes eram fabricados por parceiros. Outra novidade é a entrada em novos segmentos, como brownies e pães de mel, inéditos no portfólio da marca. Até outubro deste ano, a companhia quer alavancar a participação nesses mercados com lançamentos de alto valor agregado.

“Toda essa estratégia faz parte do plano de expansão para aumentar o nosso share no setor. Um exemplo de oportunidade no segmento de panificação doce está na categoria de bolos industrializados, que movimenta 369 milhões de peças/ano, com um faturamento superior a R$ 879 milhões”, conta Pedro Wickbold, diretor geral da companhia.

Números da nova fábrica

Segundo o executivo, a fábrica, cujas instalações somam 51.533 m2, é estruturada, moderna e conta com uma capacidade operacional aderente à demanda de mercado, seja para fabricação própria ou potenciais terceirizações. ”São 50 toneladas de produtos produzidas por dia, divididas entre bolos, brownies, monoporções e panettones, com oportunidades de ampliação. Em relação a esse último, temos uma capacidade produtiva de R$ 14 milhões de peças por ano”, explica.

Já em relação às contratações, Pedro afirma que houve um aumento de 275% no quadro de colaboradores. “Nesse primeiro momento temos 165 pessoas efetivas e mais 70 temporários com prioridade para a linha de panettones na região, além dos diversos empregos indiretos que foram gerados a partir desse negócio”, complementa.

As vendas de itens produzidos na Basteck em 2022 já alcançam 5,3% da receita liquida total da companhia. Contudo, a principal expectativa do negócio vai além do faturamento e engloba estratégia, rentabilidade e poder de negociação. Até 2021, o portfólio de panettones e bolos das marcas Wickbold e Seven Boys era produzido por empresas parceiras. Agora, passando a produzir na própria fábrica, a companhia consegue alinhar melhor os custos das matérias primas junto aos fornecedores, além de ganhar autonomia em relação às despesas de fabricação e movimentos comerciais.

Fabricação própria de panetones

Se antes a companhia tinha parceiros para a produção de panettones das marcas Wickbold e Seven Boys, agora a produção própria desses itens se tornou um dos pontos mais estratégicos na aquisição da nova fábrica.

Ao todo, a fabricante conta com 12 panettones disponíveis. A Seven Boys chega com os tradicionais Frutas e Gotas de Chocolates (400g cada). Esses dois sabores também podem ser encontrados em duas linhas especiais da Wickbold: Sem Glúten (300g) e Zero Adição de Açúcar (400g).

Ainda no portfólio Wickbold, os Mini Panettones Turma da Mônica voltam com as duas opções Trufado e Gotas de Chocolate (80g cada). A novidade do ano, no entanto, fica por conta de quatro novas versões da linha tradicional (400g): Frutas; Gotas de Chocolate; Frutas & Castanhas; e Chocolate com Gotas. O diferencial é a formulação premium, que conta com uma receita com maior porcentagem de manteiga, gotas e frutas.

Wickbold investe em panificação doce

Uma das novidades que vieram com a aquisição da nova fábrica foi a entrada da marca Wickbold na categoria de bolos premium. Diante disso, a linha de Minibolos Do Forno chegou em três sabores: Creme de Avelã (25g), Barra de Chocolate (27g), e Gotas de chocolate (30g).

Os Minibrownies Do Forno também estão disponíveis em três opções: Chocolate ao Leite, Com Avelãs, e Chocolate Meio Amargo. Todos com 30g, tamanho ideal para levar na bolsa e consumir em qualquer momento. Os produtos também estão disponíveis em embalagens de 150g.

“Temos alcançado um público que busca itens saborosos e que oferecem uma experiência sensorial única, com destaque para ingredientes selecionados e qualidade da receita”, analisa Pedro Wickbold.

No tamanho mini de 35 gramas, os outros lançamentos são os Bolos Zero, nas versões Chocolate e Laranja. Ambos não possuem adição de açúcar na composição.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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