Guia de preços orienta mercado nacional da comunicação digital

Guia de preços orienta mercado nacional da comunicação digital

Debate sobre uso estratégico para profissionalizar os negócios começa por Curitiba

Um guia de preços de 147 produtos e serviços mapeados em nove áreas da comunicação digital vem permitindo que o mercado faça o orçamento das entregas com mais realismo e adequação, tanto para agências quanto para clientes. O documento é fruto de três anos de trabalho da Associação Brasileira de Produtos e Serviços Digitais (ABRADi), que contou com a colaboração de profissionais de todo o país. Um road show nacional apresentará o Guia de Produtos e Serviços Digitais para as empresas. Agenda começa em Curitiba no dia 27 deste mês, para 100 convidados que estarão reunidos no Hard Rock Café.

“Após o lançamento do Guia no Distrito Federal, em maio, apresentaremos este trabalho em todas as regionais ABRADi no decorrer de 2022/23. Iniciamos esta série de eventos em Curitiba por se tratar de um mercado modelo e muito dinâmico. O projeto teve início ainda em 2019 e nele detalhamos o escopo e as entregas de cada item, considerando os graus de complexidade e valores médios praticados pelos associados”, explica a presidente da ABRADi, Carolina Morales.

Em Curitiba, uma manhã inteira será dedicada a debater as melhores formas de aplicação do guia pelas agências e profissionais da comunicação digital. Um primeiro painel vai mostrar como o documento pode ser usado estrategicamente para que o mercado pratique preços adequados, baseados em critérios objetivos. “Quando saímos do achismo, o mercado se profissionaliza e todos ganham”, destaca o presidente regional da ABRADi no Paraná, Joaquin Fernandez Presas.

No segundo painel o tema ainda é precificação e valores, mas agora sob a visão de um grupo de comunicação, focando em plataformas de mídia digital, crossmídia e branded content. Conduzido pela head de Growth Marketing do Grupo Ric, Laila Sol, terá a participação de Henrique Kirilauskas, consultor especialista em desenvolvimento de estratégias digitais para TVs.

O painel vai mostrar como o Grupo Ric criou produtos digitais dentro da estratégia crossmídia, explicando desde a formação de preço até a definição dos formatos. E como as agências pequenas e médias podem potencializar as entregas dos clientes, ampliando suas receitas.

Um diferencial do Grupo Ric no mercado nacional é a comercialização direta dos anunciantes nos seus canais do Youtube, uma prática até pouco tempo restrita aos gigantes da TV brasileira, como a Globo e a Record.

Como obter o Guia

O Guia é a maior entrega do mercado digital nos últimos anos, acentua Carolina Morales. “Ele auxilia no nivelamento do mercado, na sustentabilidade dos negócios, e na realização de licitações e concorrências mais fiéis à realidade. Também retrata o verdadeiro panorama da comunicação digital no país”, diz. Parceiro da associação no trabalho, o Instituto de Pesquisa Opinião validou a metodologia para coleta e análise estatística dos dados.

Exclusivo para os associados ABRADi, o documento impresso será entregue aos participantes do road show em Curitiba. As inscrições devem ser feitas pelo link , limitadas à lotação do espaço. A versão digital do Guia pode ser acessada na área restrita do site abradi.com.br. Clientes privados e órgãos públicos que quiserem acessar o conteúdo deverão solicitar à Associação, que atenderá individualmente cada caso.

Novas regras para licitação

A presidente da ABRADi, Carolina Morales, deve dedicar a tarde do dia 27 para uma agenda política com os secretários de comunicação do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e de prefeituras da Região Metropolitana. O objetivo é apresentar a eles o Guia e também conversar sobre as mudanças recentes na legislação que define como os órgãos públicos contratam serviços de comunicação digital.

Uma vitória da ABRADi, a nova regulamentação dispensa as agências digitais – em sua maioria micro e pequenas empresas – de disputarem as licitações com projetos de concorrência criativa, como ocorre com as agências de publicidade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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