Profissionais de marketing no Brasil sentem que seu trabalho gera mais valor

Profissionais de marketing no Brasil sentem que seu trabalho gera mais valor

A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), publicou a oitava edição do relatório State of Marketing, estudo que divulga análises e tendências do setor de marketing para 2023. Realizada de forma global entre junho e agosto deste ano, as entrevistas foram coletadas em 35 países, com 6.000 líderes de marketing, incluindo 250 brasileiros.

No Brasil, o foco dos profissionais de marketing é investir em uma combinação de canais e tecnologias para alcançar públicos e construir relacionamentos duradouros. Ferramentas como ligações por voz, TV e mensagens móveis foram as que registraram maior crescimento, mas vale ressaltar que a comunicação por e-mail continua dominante, representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com trilhões de envios da solução Salesforce Marketing Cloud.

Segundo o estudo, 81% dos profissionais brasileiros afirmaram que seu trabalho tem gerado mais valor agora se comparado ao ano passado. No entanto, eles relataram dificuldade em uma economia incerta: 27% dos entrevistados citaram restrições orçamentárias e 73% concordaram que as expectativas dos clientes são mais difíceis de atender em relação ao que era esperado em 2021.

“Temos notado duas grandes mudanças nas empresas ao redor do mundo, que visam corresponder às expectativas digitais dos clientes: fazer mais com menos diante do cenário econômico e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, destaca Daniel Hoe, Head de Marketing para a América Latina da Salesforce.

Seguem abaixo alguns insights baseados nas respostas dos entrevistados brasileiros:

O setor navega em um cenário regulatório e com tecnologias complexas

Os profissionais de marketing estão se adaptando às mudanças nos regulamentos de privacidade e exigem transparência de dados. Embora 79% dos entrevistados ainda invistam em dados de terceiros, 68% dizem ter uma estratégia totalmente definida para utilizar outras referências.

Os KPIs mudam à medida que os profissionais de marketing buscam inteligência em tempo real

Os colaboradores estão analisando e recorrendo a mais métricas a cada ano. A velocidade do insight continua sendo uma vantagem competitiva. 84% das organizações envolvem os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing.

Equipes com diferentes objetivos se tornam colaborativas a partir do uso de tecnologias

Reconhecendo que o trabalho remoto veio para ficar, as empresas estão investindo em novas ferramentas de colaboração. Entretanto, 70% dos profissionais de marketing acreditam que é mais difícil colaborar agora do que antes da pandemia, onde o trabalho presencial era dominante.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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