Profissionais de marketing no Brasil sentem que seu trabalho gera mais valor
A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), publicou a oitava edição do relatório State of Marketing, estudo que divulga análises e tendências do setor de marketing para 2023. Realizada de forma global entre junho e agosto deste ano, as entrevistas foram coletadas em 35 países, com 6.000 líderes de marketing, incluindo 250 brasileiros.
No Brasil, o foco dos profissionais de marketing é investir em uma combinação de canais e tecnologias para alcançar públicos e construir relacionamentos duradouros. Ferramentas como ligações por voz, TV e mensagens móveis foram as que registraram maior crescimento, mas vale ressaltar que a comunicação por e-mail continua dominante, representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com trilhões de envios da solução Salesforce Marketing Cloud.
Segundo o estudo, 81% dos profissionais brasileiros afirmaram que seu trabalho tem gerado mais valor agora se comparado ao ano passado. No entanto, eles relataram dificuldade em uma economia incerta: 27% dos entrevistados citaram restrições orçamentárias e 73% concordaram que as expectativas dos clientes são mais difíceis de atender em relação ao que era esperado em 2021.
“Temos notado duas grandes mudanças nas empresas ao redor do mundo, que visam corresponder às expectativas digitais dos clientes: fazer mais com menos diante do cenário econômico e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, destaca Daniel Hoe, Head de Marketing para a América Latina da Salesforce.
Seguem abaixo alguns insights baseados nas respostas dos entrevistados brasileiros:
O setor navega em um cenário regulatório e com tecnologias complexas
Os profissionais de marketing estão se adaptando às mudanças nos regulamentos de privacidade e exigem transparência de dados. Embora 79% dos entrevistados ainda invistam em dados de terceiros, 68% dizem ter uma estratégia totalmente definida para utilizar outras referências.
Os KPIs mudam à medida que os profissionais de marketing buscam inteligência em tempo real
Os colaboradores estão analisando e recorrendo a mais métricas a cada ano. A velocidade do insight continua sendo uma vantagem competitiva. 84% das organizações envolvem os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing.
Equipes com diferentes objetivos se tornam colaborativas a partir do uso de tecnologias
Reconhecendo que o trabalho remoto veio para ficar, as empresas estão investindo em novas ferramentas de colaboração. Entretanto, 70% dos profissionais de marketing acreditam que é mais difícil colaborar agora do que antes da pandemia, onde o trabalho presencial era dominante.