Atividade dos microempreendedores e autônomos cai 22,52% em janeiro
Estudo aponta desaceleração na atividade econômica dos negócios da base da pirâmide no começo de 2023
Após uma sequência de meses positivos, as vendas dos microempreendedores e autônomos registraram uma queda significativa de 22,52% em janeiro de 2023, se comparadas ao mesmo mês do ano passado. Isso é o que revela o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), desenvolvido pela empresa global de tecnologia e soluções financeiras.
Em janeiro de 2023, o ISM atingiu 53,91 pontos. Em comparação a dezembro de 2022, a queda foi ainda maior: 36,89%. “Além de um efeito sazonal comum em janeiro, temos visto uma continuidade do endividamento das famílias, da inflação e das altas taxas de juros, que contribuem para uma maior cautela dos consumidores, reduzindo sua demanda por bens e serviços”, conta Lilian Parola, economista e líder da área de Mercados Capitais para a América Latina da SumUp.
“Desenvolvemos o ISM para mostrar o comportamento dos negócios da base da pirâmide, que frequentemente são deixados de lado em levantamentos e pesquisas de mercado. É um público muito importante, já que há 25,7 milhões de autônomos no País, de acordo com o IBGE. O resultado do primeiro mês do ano mostra que os microempreendedores e autônomos seguem enfrentando um período desafiador”, diz Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.
Produzido pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, o ISM é construído com base em dados de negócios de profissionais informais, além de MEIs e microempresas de todos os estados brasileiros e de mais de 30 ramos de atividades distintos. O índice mostra um retrato fiel da realidade econômica do País, pois reflete as relações de consumo das classes mais pobres, que são a maioria da população brasileira.


