Dia do consumidor: quatro dicas de sucesso para elaborar uma campanha assertiva e conquistar o público

Dia do consumidor: quatro dicas de sucesso para elaborar uma campanha assertiva e conquistar o público
Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium.

Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é um período de extrema relevância para o varejo, que costuma antecipar campanhas e ações para atrair o público e impulsionar as vendas. Já para os clientes, a data, que simboliza a garantia dos Direitos do Consumidor, é propícia para aproveitar promoções e benefícios exclusivos da ocasião. “Assim como outras datas específicas que reforçam as compras, o Dia do Consumidor é uma oportunidade significativa para as empresas se relacionarem, de maneira focal e assertiva, com seu público e potenciais clientes”, comenta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

Visto que a data traz o cliente como ponto central, o especialista sugere aproveitar a ocasião para estreitar os laços com o público-alvo da marca, a fim de impulsionar o engajamento e a fidelização dos consumidores. “Durante o período, muitas empresas anseiam por um resultado imediato e, muitas vezes, se frustram por não conseguir alcançar o objetivo. Nesse caso, é preciso pensar além da venda e enxergar uma parceria a longo prazo com o consumidor, com o propósito de torná-lo fã da sua marca”, complementa Igor que, pensando em auxiliar os empreendedores com campanhas assertivas e eficientes, elenca as quatro principais estratégias para conquistar bons resultados no Dia do Consumidor. Confira, abaixo, quais são elas.

1.Aposte em campanhas segmentadas e ofereça benefícios

Para se destacar da concorrência acirrada durante a data, o especialista sugere elaborar ações bem conjugadas com o propósito de despertar o interesse dos consumidores ao mesmo tempo em que a marca transmite seus valores e propósitos. As campanhas produzidas e planejadas previamente, tem função muito importante quando o objetivo é a conversão e fidelização da marca. Por isso, é importante segmentar as estratégias para cada público. “Quando se trata de um novo consumidor, oferecer benefícios de primeira compra, como descontos ou cupons promocionais, é uma ótima estratégia de captação. Dessa forma, o primeiro contato do cliente será mais atrativo e é uma ótima oportunidade de conversar com quem ainda não conhece a marca”, recomenda. Já para os clientes fidelizados, o especialista sugere oferecer algum tipo de exclusividade, como ofertas e brindes especiais.

2. Sem propagandas enganosas

Em datas específicas que reforçam as compras é comum que as empresas ofereçam descontos atrativos para o público, com o objetivo de cativar o maior número de consumidores e converter em vendas. Porém, o especialista faz um alerta para não criar uma falsa ilusão no consumidor, que, consequentemente, pode abalar a confiança com a marca. “Hoje em dia o público realiza uma pesquisa minuciosa antes de efetivar uma compra. Dessa forma, é essencial que a empresa não coloque no mercado promoções falsas ou transmita uma imagem que não prega no dia a dia. Ser fiel aos seus princípios e valores, além de oferecer benefícios reais é fundamental para conquistar a confiança do cliente e assegurar uma relação a longo prazo”, explica.

3. Amplie os canais de comunicação

Investir em diferentes canais de divulgação é uma ótima estratégia para promover a divulgação e o alcance da empresa. Segundo o especialista, o Dia do Consumidor é uma boa oportunidade para trabalhar os canais vigentes e testar novos meios de comunicação e vendas. “Vale explorar outras plataformas que sejam relevantes para o negócio e, principalmente, onde o seu público está. Além das redes sociais, existem outras plataformas e serviços aliados que podem promover, ainda mais, a visibilidade do seu negócio”, aconselha Igor.

4. Aposte na jornada do cliente

Além das ofertas e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para conquistar e fidelizar os clientes, é preciso entregar mais do que preços convidativos. “Proporcionar uma jornada completa para o consumidor é um diferencial importante do negócio, principalmente durante o período, quando a concorrência é ainda mais acirrada. Esse percurso deve abranger desde a intenção de compra até o acompanhamento e suporte no pós-compra”, ressalta. Igor também comenta sobre  a importância de  levar em consideração a opinião do público. “Saber ouvir e entender o feedbacks é fundamental para encontrar maneiras de melhorar, ainda mais, o serviço e aprimorar o que pode ser melhorado para ações futuras”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *