Startup paranaense é adquirida pelo Grupo Santa Cruz

Startup paranaense é adquirida pelo Grupo Santa Cruz
E shop, e commerce concept. Shopping cart trolley icon on a computer laptop. 3d illustration

Somente em 2022, a plataforma da MyPharma já contava com mais de 600 clientes em todo o País

A startup MyPharma, plataforma de loja virtual para farmácias, de Cascavel, no oeste do Paraná, é a nova aquisição do Grupo SC, donos da marca Panpharma, Santa Cruz Distribuidora e Oncoprod/SAR, e especialista na distribuição de medicamentos e itens de higiene pessoal. Com isso, farmácias de todo o país podem ter acesso a ferramentas modernas de posicionamento na internet, permitindo que o varejo avance na venda online e posicionamento digital.

Somente em 2022, a MyPharma alcançou o maior market share no desenvolvimento de sites do varejo farmacêutico, atuando com mais de 600 farmácias e drogarias (CNPJs) em todos os estados brasileiros, o que despertou atenção e o interesse do Grupo SC.

A startup foi criada em 2018, pelos acadêmicos de Engenharia Civil, Carlos Henrique Soccol e Nicholas Marchesan Dias, juntamente com o Engenheiro de Software Vinicius Soccol. A ideia de negócio, conforme explica Carlos Henrique, surgiu em conversa com o colega Nicholas, que relatou a dificuldade em comprar e comparar preços de medicamentos para um familiar.

“Ele tinha que ligar em várias farmácias para pedir se tinha estoque do medicamento, qual era o preço, etc. Naquele momento, pensamos em inovar no setor, pois víamos que outros setores, como alimentação, já estavam se estruturando bem com sites de delivery e marketplaces”, relembra.

Segundo ele, naquela época, apenas as grandes redes de farmácias tinham e-commerce, sendo que as de médio porte ainda estavam realizando vendas por telefone ou WhatsApp.

Após vários protótipos e com o suporte do Sebrae/PR, através do Programa Tração, para validar se a solução atendia a demanda do mercado, a startup começou a captar os primeiros clientes em Cascavel, sempre com adaptação e desenvolvimento de tecnologia voltados aos feedbacks reais.

Com a venda da MyPharma para o Grupo SC, os fundadores da startup continuam suas atividades, mas agora, como diretores de operação.

“Além de crescer cada vez mais, o propósito é potencializar os resultados das farmácias, com soluções que permitam às lojas parceiras que ampliem seu mix de produtos, atendendo cada vez mais consumidores”, reforça Carlos.

O valor da transação comercial não foi divulgado.

Dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), reforçam o posicionamento digital do setor no e-commerce e delivery em 2022, período que houve um incremento de 56,8% nas operações.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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