Viacredi abre inscrições para o Programa Coopera Empreendedor

Viacredi abre inscrições para o Programa Coopera Empreendedor

Em parceria com o Sebrae, a cooperativa oferece 250 vagas para empreendedores potencializarem a gestão das suas empresas

Aumentar o faturamento, evitar desperdício, organizar a gestão, melhorar os processos. São muitas as demandas de quem tem um negócio e vive o desafio constante de gerenciar micro e pequenas empresas. Para contribuir com o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores, surgiu o Programa Coopera Empreendedor, da Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos.

Realizado em parceria com o Sebrae, o programa tem como principal objetivo potencializar a gestão de empresas cooperadas por meio de consultorias especializadas, levando em conta as características especificas de cada negócio.

Em sua 26ª edição, o programa tem 250 vagas para cooperados do Paraná e de Santa Catarina. As inscrições começam no próximo dia 17 de julho e seguem até o dia 18 de agosto. Toda a ação é 100% custeada pela cooperativa por meio do PROGRID, que proporciona Educação e Formação aos cooperados. Podem participar Microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) cooperadas da Viacredi.

A coordenadora de relacionamento com o cooperado Naiara Emerenciano Baron ressalta que o programa vai ao encontro dos princípios cooperativistas. “Estamos capacitando os cooperados empreendedores na gestão do seu negócio e, assim contribuindo para o desenvolvimento da economia local”, diz.

Dividido em três momentos, o Programa Coopera Empreendedor começa pelo Diagnóstico e Consultoria. Nesta etapa o consultor realizar uma conversa detalhada com a empresa para compreender os pontos fortes e de desafio, para que, em consenso, sejam definidos os dois eixos a serem trabalhados, entre: gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de processos, estratégia, marketing e vendas.

Na segunda etapa o consultor, juntamente ao gestor da empresa, define os próximos passos da consultoria. Com base nos eixos estabelecidos é definido se as ações serão de curto, médio e/ou longo prazo. Aqui, caberá ao empreendedor colocar em prática os aprendizados.

Após três meses de consultoria, é então realizada uma revisão do diagnóstico, com o objetivo de entender se as mudanças e o plano de ação estão trazendo resultados.

A cooperada Deisy Cipriani, sócia do restaurante Braseiro da Vila, de Blumenau, em Santa Catarina, relata que o programa foi um divisor de águas na sua empresa. “Participar do Coopera Empreendedor foi algo muito gratificante, pois nós tivemos a oportunidade de reorganizar algumas coisas que não estavam completamente definidas dentro do nosso processo”, ressalta a cooperada.

Ela conta que foi realizada uma consultoria na área financeira e que foi de fundamental importância para planejar o futuro da empresa. “Nós já tínhamos as planilhas e o caixa bem definido e organizados, mas ainda faltava aquela parte gerencial, de como a gente organiza e alimenta os números. Agora podemos ver o futuro diante daquelas planilhas”, comemora.

Crédito da foto: Daniel Zimermman

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *