Contar com uma rede de contatos robusta é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades do mercado

Contar com uma rede de contatos robusta é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades do mercado

Existem estratégias para iniciar e expandir um networking eficiente com empresas

Com as interações comerciais e profissionais avançando em uma grande velocidade, dominar a arte do networking empresarial mostra-se fundamental para o êxito tanto dos que almejam um espaço no mercado, quanto para aqueles que já estão inseridos nele.

É essencial explorar e entender as estratégias mais efetivas para que candidatos e colaboradores saibam como construir e manter uma rede de contatos robusta, mesmo que em um cenário em que a maioria das interações ocorram virtualmente.

De acordo com Juliaine Cunha, gestora comercial da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, existem estratégias para iniciar e expandir um networking eficiente com empresas. “Com o rápido e fácil acesso a companhias e a outros profissionais com o uso da tecnologia, é possível acompanhar e interagir com publicações das organizações nas quais gostaríamos de trabalhar. Nesse sentido, é importante ter cautela para que as interações entreguem algum valor e não sejam repetitivas”, revela.

Conectar-se com colaboradores que atuam em uma mesma área de interesse também pode ser uma boa maneira de se fazer presente. “Realizar esse tipo de ação com profissionais admirados e que são referência no seu campo de atuação é uma estratégia interessante. No entanto, não basta ser ativo nas publicações alheias. É preciso alimentar a sua própria marca com postagens autorais, fazendo com que essas conexões vejam o seu perfil com frequência e possam entender quais temas são de seu domínio ou interesse”, pontua.

Além das redes sociais, existem comunidades espalhadas pelos mais diversos canais de comunicação. “Para se destacar, é importante buscar grupos atuantes nesses canais e ser participativo, compartilhando dúvidas e apoiando demais participantes com os questionamentos que surgirem. Fora do ambiente on-line, os eventos presenciais têm como principal objetivo a criação e expansão do networking profissional, frequentemente unindo pessoas que atuam na mesma área. Sempre que possível, é fundamental participar desses eventos e não ter medo de interagir”, declara a especialista.

Vale lembrar que existem setores específicos que não possuem uma presença digital tão forte. Nesses casos, a interação presencial para a criação de uma rede de contatos torna-se ainda mais imprescindível.

Para a gestora comercial da abler, a criação de uma rede de contatos sólida pode oferecer fortes contribuições na carreira de um profissional. “Pesquisas apontam que aproximadamente 80% das vagas disponíveis são fechadas com indicações. Sendo assim, é possível afirmar que um networking consolidado aumenta expressivamente as chances de uma pessoa ter acesso a oportunidades profissionais mais interessantes”, relata.

Além disso, Juliaine aponta a importância de contar com uma rede de contatos que possa ser referência para o nosso próprio desenvolvimento profissional. “Uma das formas mais eficazes de aprendizado é cercar-se de pessoas que podem contribuir ativamente com a aquisição de conhecimento em determinados assuntos. Contar com uma rede robusta também significa ter acesso a profissionais que estão passando ou já passaram pelos mesmos desafios, podendo oferecer conselhos valiosos para superar as dificuldades existentes”, finaliza.

Crédito da imagem: Senivpetro/Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *