Mercado nacional de veículos retoma fôlego nas vendas, enquanto produção recua

Mercado nacional de veículos retoma fôlego nas vendas, enquanto produção recua

ExpoFenabrave, maior encontro do setor automotivo da América Latina, vai debater cenário atual do setor

O mercado de veículos novos vive um momento de crescimento, mesmo que ainda tímido. Com alta de 14,7%, os registros de emplacamentos estão se recuperando ao comparar os acumulados de janeiro a julho de 2022 e 2023. Mais de 2,2 milhões de veículos zero-quilômetro foram registrados nos primeiros sete meses deste ano. Os números, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), refletem tanto os incentivos do governo federal quanto os investimentos realizados pelas empresas em soluções inovadoras.

“O aumento nas vendas vem na esteira do programa de incentivo do governo federal, lançado no início de junho, que ofereceu descontos para compra de veículos novos. Mas mesmo que os números positivos tragam esperança, não podemos esquecer que estamos comparando os resultados atuais com 2022, que foi um ano difícil para o setor automotivo e teve o pior primeiro trimestre em 18 anos”, analisa Cesar Cantarella, CEO da startup Dealersites, que atua como laboratório de inovação para a digitalização do mercado automotivo. “Sabemos que o caminho que temos pela frente será desafiador, mas com o apoio da tecnologia vamos conseguir impulsionar a recuperação do mercado”, complementa.

Novidades no setor

Os desafios no setor automotivo têm impulsionado a busca por soluções inovadoras e eficientes. Para levar novos conceitos e tendências até as concessionárias, entre os dias 22 e 24 de agosto, a cidade de São Paulo recebe mais uma edição da ExpoFenabrave, o maior encontro do setor de distribuição de automóveis da América Latina. “Dobramos o espaço do evento, para abrigar muito mais marcas na exposição, arenas de conteúdo e maior área de alimentação, pois esperamos receber um número ainda maior de público este ano”, revela o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Com soluções inovadoras direcionadas à digitalização de concessionárias e à facilitação das vendas on-line, a Dealersites acompanha as demandas do mercado automotivo, marcando presença na ExpoFenabrave 2023. “A relevância da ExpoFenabrave pode ser explicada pela presença de todos os principais players da cadeia produtiva e de distribuição automotiva do país. Como líderes de mercado no segmento de plataformas digitais e sites para concessionárias, é importante apresentarmos nosso trabalho inovador neste evento”, comenta Cesar Cantarella.

A programação do evento segue exatamente com esse debate sobre os desafios e o papel da inovação. Serão realizadas discussões a respeito da situação atual, bem como perspectivas para o setor e a transformação digital das concessionárias, incluindo  o uso da gestão de dados e da inteligência artificial.

Busca por novos caminhos

De acordo com o relatório da Fenabrave, os ônibus foram os que apresentaram os melhores resultados ao longo dos primeiros sete meses, com um aumento de 41% nas vendas. Na sequência, destacam-se as altas de 21% nos emplacamentos de motocicletas e 12,7% nos automóveis. Mas o cenário é diferente para a produção de veículos, que foi impactada pela paralisação de fábricas provocada pela alta dos estoques de carros. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), junho apresentou uma queda de 17% na comparação com maio e de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com um leve aumento de 3,7% no acumulado do primeiro semestre deste ano com o anterior.

Para contribuir com a recuperação do mercado, a Dealersites investe em competitividade e inovação. Segundo o head comercial da startup, Marcos Pavesi, o foco está na experiência dos usuários, auxiliando o cliente final em sua jornada de compra. “É essencial estarmos atentos aos rumos da economia, os quais impactam diretamente o mercado, e identificar oportunidades para criar novos modelos de negócios”, explica.

“Participar do segundo maior encontro de distribuição automotiva do mundo é a chave para desbravar o futuro do setor, obtendo conhecimentos estratégicos que nos permitam oferecer soluções precisas até a ponta da cadeia produtiva”, conclui.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *