Pessoas motivadas são 50% mais produtivas

Pessoas motivadas são 50% mais produtivas

Pesquisa mostra que um a cada dois trabalhadores se sente esgotado

Para que um time contribua para a prosperidade de uma empresa, são necessários alguns requisitos fundamentais, como o conhecimento das missões, valores e perspectivas da marca, mas também um ambiente saudável e um clima organizacional funcional.

Quando falamos sobre uma empresa, prontamente pensamos na marca e suas conquistas, mas pouco discutimos a importância de ter um bom time para que se atinja esse sucesso. A famosa frase “a união faz a força” nos mostra que ações feitas individualmente até podem surtir efeito, mas ações realizadas em conjunto são ainda mais poderosas.

De acordo com uma pesquisa realizada este ano pela Talkspace Employee Stress Check, consultoria de saúde mental dos Estados Unidos, um a cada dois trabalhadores se sente esgotado e acha o emprego muito estressante, enquanto um a cada três considera que sua felicidade foi afetada pelo estresse do trabalho, sendo que 40% dos profissionais planejam pedir demissão nos próximos anos.

“Esse tópico merece atenção, pois a saúde mental rege o nosso desenvolvimento como profissionais e seres humanos. Felizmente, mesmo que aos poucos, empresas brasileiras vem disponibilizando assistência com a indicação de programas relacionados a ajuda psicológica para os colaboradores, e, algo que antes era banalizado, agora virou motivo para preocupação, pesquisas e estudos” explica Luiz Anjos Coordenador de Marketing da Manipulaê.

A maior parte dos funcionários de uma empresa acaba por oferecer grandes parcelas de seus dias em função do trabalho, e passa mais tempo em suas atividades profissionais do que pessoais, cabendo aos líderes e gestores estarem atentos ao ambiente que estão proporcionando para não produzirem mais liderados frustrados e doentes.

Diante disso, fica ainda mais evidente a importância de um clima organizacional funcional, no qual os trabalhadores reflitam o que estão sentindo sobre o local onde estão inseridos.

Se os funcionários não sentem vontade de levantar de suas camas por medo das pressões, trabalho excessivo ou situações de constrangimento, dificilmente continuarão trabalhando bem ou recomendarão a empresa para outra pessoa.

O clima organizacional funciona como um facilitador, mas, afinal, como é possível colocá-lo em prática?

Como responsável pelo departamento de Marketing de uma empresa que entende a necessidade de ver o seu time em um ambiente confortável, Luiz Anjos, Coordenador de Marketing da Manipulaê, cita 3 práticas funcionais para promover o clima organizacional:

1.Motivação é uma das chaves para ótimos resultados:

O rendimento no trabalho está ligado à motivação do funcionário. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da consultoria Right Management, que, após consultar 30 mil pessoas de 15 países – sendo 100 delas brasileiras – concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas.

Agora pare e pense: quantos profissionais estão há mais de 5 ou 10 anos no mercado e nunca receberam um feedback ou uma palavra de encorajamento? A motivação permite ao colaborador entender se o seu trabalho está sendo realizado de maneira correta e também onde ele precisa se desenvolver para continuar crescendo e conquistando novos cargos.

2.Promova qualidade de vida do seu colaborador:

Longas jornadas de trabalho, uma comunicação descentralizada, horas extras e falta de incentivo são fatores que só causam profissionais ainda mais frustrados e exaustos.

Nesse contexto, é importante entender que programas de bem-estar (como acesso à academias e à terapia) são um dos benefícios mais úteis para os colaboradores e que a qualidade de vida é essencial, tal qual viagens ou folgas, que permitem descansar e recarregar as energias.

3. Ofereça uma escuta ativa e rede de apoio:

Gestores e líderes que desejam proporcionar um ambiente saudável precisam escutar e entender quando os integrantes de seus times levam suas queixas, dúvidas e pontos de melhoria da empresa. Desenvolver uma rede de apoio garante que os colaboradores se sintam confortáveis em dividir suas perspectivas e ideias de crescimento.

“Aqui na Manipulaê, pregamos a máxima de “nunca levar os problemas para a casa” e deixamos claro que, independentemente do que o colaborador esteja sentindo, é válido que que ele compartilhe com líderes e parceiros de equipe que possam escutá-lo e até mesmo ajudá-lo a resolver o que lhe aflige. Entendemos a importância de ter um time alinhado e que, principalmente, esteja em um ambiente confortável para se desenvolver, fazendo com que isso seja a chave do nosso sucesso. Se hoje chegamos onde estamos, é porque sempre tivemos um ótimo trabalho em equipe, com espaço para crescimento e diálogo. Nós valorizamos e incentivamos muito isso”, ressalta Luiz Anjos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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