Postagem em redes sociais orgânicas ou pagas? Na dúvida, fique com as duas

Postagem em redes sociais orgânicas ou pagas? Na dúvida, fique com as duas

Empresas devem saber usar as plataformas para alcançar o público certo com os melhores resultados

Facebook tem um perfil de público. O TikTok tem outro diferente que não é o mesmo do Instagram que, por sua vez, é completamente diferente do LinkedIn. Em comum, todas as redes sociais têm a responsabilidade de criar e manter conexões entre empresas ou profissionais e seus públicos.

Sem dúvida, o mundo está redes socais e as empresas estão em praticamente todas. Por serem ferramentas essenciais para qualquer negócio, é importante saber como usar essas plataformas para alcançar o público certo com os melhores resultados.

Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, os empreendedores ficam confusos quando precisam decidir se vale a pena investir em postagens pagas ou adotar a estratégia do post orgânico:

“É importante desmistificar o post orgânico do pago. O algoritmo da maioria das redes funciona de maneira que o post orgânico alcance pouquíssimas pessoas, forçando o impulsionamento, ou, como no TikTok, oferece um alcance gigante sem necessariamente alcançar o público certo. São apenas números” reflete Giordani.

Dá para abandonar o orgânico?

Em 2023, as postagens do Facebook sem impulsionamento tem alcance orgânico médio de apenas 0,53%. Caso sejam bem trabalhadas, até podem alcançar um público maior, mas para estratégias de marketing agressivo, as chances da publicação passar despercebida são grandes:

“É importante que cada marca identifique onde está seu público alvo e criar estratégias focando nessa rede. Uma combinação interessante é impulsionar todos os posts da rede principal e deixar como orgânico as redes secundárias”.

Ediney lembra que é possível melhorar o alcance de uma postagem orgânica por meio de conteúdos relevantes que sejam de interesse do público-alvo, usando estratégias como hashtags e outras ferramentas de divulgação.

Sem dúvida, o caminho das vendas em redes sociais está nos anúncios pagos. São eficazes, alcançam público específico e geram conversões em vendas. É preciso acompanhar o progresso, a taxa de cliques e de conversão. Para essa estratégia online é preciso que um gestor de tráfego garanta a exposição certa e no momento certo:

“Ambas estratégias precisam estar presentes para uma ação global de redes sociais. Ter postagens que servem como âncoras institucionais e outras para atrair clientes, tudo é questão de saber dosar na estratégia” completa Ediney.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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