Cobrança recorrente em cartão de crédito diminui inadimplência em escolas

Cobrança recorrente em cartão de crédito diminui inadimplência em escolas

Empresa paranaense que disponibiliza sistema de gestão para mais de 130 instituições de ensino firmou parceria com o PJ Bank, permitindo pagamento no formato recorrente

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com a Firjan Sesi e divulgado pela Fiocruz revelou que, em média, apenas seis em cada dez jovens concluem o ensino médio, o que demonstra a preocupante evasão escolar. Esse problema contribui para a desigualdade social e afeta diretamente a economia do país.

Nesse sentido, escolas e universidades têm desenvolvido estratégias para reverter esse quadro. Algumas iniciativas são o mapeamento da metodologia pedagógica aplicada e a avaliação da infraestrutura das salas de aula. No âmbito financeiro, muitas instituições oferecem bolsas de estudos de até 100% de desconto ou apostam na inserção de novas modalidades de pagamento da mensalidade para facilitar o acesso à educação e democratizar o ensino. É o caso do JACAD, renomado sistema de gestão acadêmica da SWA Sistemas. A empresa estabeleceu uma parceria estratégica de integração de serviços financeiros com o PJ Bank, uma instituição financeira 100% integrada a plataformas de software. A partir de agora, todas as transações relacionadas a inscrições em vestibulares, mensalidades e renegociações de dívidas serão gerenciadas por essa intermediadora de cobranças.

Uma das grandes vantagens para os clientes é a facilidade proporcionada pelo PJ Bank. Isso se deve ao fato de que ele permite o pagamento recorrente por meio de cartão de crédito. Nessa modalidade, apenas o valor da mensalidade é descontado do cartão, não comprometendo, assim, o limite disponível para outras despesas. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar em quitar o valor total do investimento de uma só vez, como ocorre no parcelamento convencional.

Vejamos um exemplo: imagine que o investimento em um curso seja de R$ 30 mil ao longo de um ano, podendo ser pago em dez parcelas sem juros. Ao optar pela recorrência, o limite do cartão não será comprometido pelo valor total da compra, como no parcelamento tradicional. Apenas o valor de cada mensalidade será descontado.

“Essa forma de pagamento já é adotada por diversas empresas de serviços, como streamings, academias e escolas, para facilitar a vida e aliviar o bolso dos clientes. Além de não comprometer o limite do cartão, o cliente não precisa se preocupar em lembrar de efetuar o pagamento, como acontece com boletos bancários, pois a cobrança é feita automaticamente na fatura do cartão”, ressalta Ana Paula Comin Rosin, assistente comercial da SWA Sistemas.

Outro benefício da integração do PJ Bank com o JACAD diz respeito aos boletos bancários. Assim que o cliente efetua o pagamento, o boleto é imediatamente baixado do sistema de gestão da empresa. Isso elimina a necessidade de homologação, otimizando o recebimento e agilizando a confirmação do pagamento.

“Essas vantagens auxiliam a jornada do cliente, que não precisa mais se dirigir pessoalmente ao polo de ensino para efetuar o pagamento, economizando tempo. Além disso, o sistema conta com recursos tecnológicos inovadores e promete proporcionar uma experiência diferenciada em relação aos bancos tradicionais”, enfatiza Ana Paula.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *