Renúncia fiscal avança e profissionais recomendam que é hora de planejar
Novembro é um mês estratégico para quem trabalha com planejamento
Planejar é preciso! A familiaridade na recomendação se contrapõe a algo que engatinha na cultura organizacional das empresas brasileiras, a chamada renúncia fiscal e, sobretudo, o mar de possibilidades em fazer com que parte do seu IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) devido seja convertido em ações e projetos compatíveis com a cultura dos colaboradores e gestores que trabalham nela. É justamente nessa lacuna que atua a empresa FS4YOU (Faz Sentido Para Você?), agência especializada em Gestão de Patrocínios.
Pioneira neste mercado, a FS4YOU presta uma assessoria completa desde a triagem até a escolha dos projetos mais compatíveis aos valores de cada organização para ser apoiada via Leis de Incentivo federal. O diretor Felipo Nichetti aponta que este mês é fundamental para quem quer maximizar as ações de marketing de 2024. “Novembro não é só para Black Friday, e nossos clientes já estão cientes disso. É um mês estratégico para quem trabalha com planejamento e sabe que pode escolher com tranquilidade ações compatíveis, e até mais de uma, envolvendo a mesma lei de incentivo”, orienta.
A razão para escolher antecipadamente soa óbvia, quando passa a se entender um pouco da lógica da renúncia fiscal, é que alguns projetos escolhidos, eventualmente, podem já ter captado todo o montante no final de dezembro, período em que a maioria das empresas fazem seus aportes, aí o investidor precisa escolher outro para apoiar. “Em nossa carteira contamos com mais de 200 projetos cadastrados e já avaliados para que nenhuma empresa corra o risco de incentivar algo que represente um risco de imagem no futuro”, pondera Nichetti”.
Receita infalível
A CFO da Brose do Brasil, Celeste Druszcz, conta que não há mistérios em maximizar as vantagens da renúncia fiscal em benefício de toda a organização. Há anos usando esse benefício para apoiar projetos sociais, culturais e esportivos em todo o Brasil, a empresa alinha seus propósitos aos projetos que apóia naturalmente. Para não haver problemas nos últimos dias do ano, o segredo foi montar um banco de dados com os projetos que recebem ao longo dos meses. “Montamos um banco de projetos para fazer a destinação. Desta maneira fica resolvida essa etapa. Restando para o final do ano, apenas o cálculo do valor”, explica Celeste.
Na visão da gerente de Marketing e Assuntos Administrativos da TCP, Patricia Cobra, os critérios de seleção para projetos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos e com a forma positiva com que querem impactar a comunidade. “Estão em consonância com a forma com que nos posicionamos perante ao público externo (clientes e comunidade) e com nossos objetivos de Marketing”, revela.