Renúncia fiscal avança e profissionais recomendam que é hora de planejar

Renúncia fiscal avança e profissionais recomendam que é hora de planejar

Novembro é um mês estratégico para quem trabalha com planejamento

Planejar é preciso! A familiaridade na recomendação se contrapõe a algo que engatinha na cultura organizacional das empresas brasileiras, a chamada renúncia fiscal e, sobretudo, o mar de possibilidades em fazer com que parte do seu IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) devido seja convertido em ações e projetos compatíveis com a cultura dos colaboradores e gestores que trabalham nela. É justamente nessa lacuna que atua a empresa FS4YOU (Faz Sentido Para Você?), agência especializada em Gestão de Patrocínios.

Pioneira neste mercado, a FS4YOU presta uma assessoria completa desde a triagem até a escolha dos projetos mais compatíveis aos valores de cada organização para ser apoiada via Leis de Incentivo federal. O diretor Felipo Nichetti aponta que este mês é fundamental para quem quer maximizar as ações de marketing de 2024. “Novembro não é só para Black Friday, e nossos clientes já estão cientes disso. É um mês estratégico para quem trabalha com planejamento e sabe que pode escolher com tranquilidade ações compatíveis, e até mais de uma, envolvendo a mesma lei de incentivo”, orienta.

A razão para escolher antecipadamente soa óbvia, quando passa a se entender um pouco da lógica da renúncia fiscal, é que alguns projetos escolhidos, eventualmente, podem já ter captado todo o montante no final de dezembro, período em que a maioria das empresas fazem seus aportes, aí o investidor precisa escolher outro para apoiar. “Em nossa carteira contamos com mais de 200 projetos cadastrados e já avaliados para que nenhuma empresa corra o risco de incentivar algo que represente um risco de imagem no futuro”, pondera Nichetti”.

Receita infalível

A CFO da Brose do Brasil, Celeste Druszcz, conta que não há mistérios em maximizar as vantagens da renúncia fiscal em benefício de toda a organização. Há anos usando esse benefício para apoiar projetos sociais, culturais e esportivos em todo o Brasil, a empresa alinha seus propósitos aos projetos que apóia naturalmente. Para não haver problemas nos últimos dias do ano, o segredo foi montar um banco de dados com os projetos que recebem ao longo dos meses. “Montamos um banco de projetos para fazer a destinação. Desta maneira fica resolvida essa etapa. Restando para o final do ano, apenas o cálculo do valor”, explica Celeste.

Na visão da gerente de Marketing e Assuntos Administrativos da TCP, Patricia Cobra, os critérios de seleção para projetos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos e com a forma positiva com que querem impactar a comunidade. “Estão em consonância com a forma com que nos posicionamos perante ao público externo (clientes e comunidade) e com nossos objetivos de Marketing”, revela.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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