1.376 marcas inauguram novas lojas em shoppings de todo o Brasil

1.376 marcas inauguram novas lojas em shoppings de todo o Brasil
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

No terceiro trimestre de 2023, os segmentos de alimentação & bebidas e vestuário tiveram os maiores destaques

Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.376 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2023. Esse montante representa um aumento de 20,3% no total de marcas inauguradas em comparação com o 2° trimestre de 2023 (1.143). No 1T23, esse número chegou a 831 marcas.

De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre julho e setembro, foram: Alimentação e Bebidas (26%), seguido por Vestuário (20%), Perfumaria e Cosméticos (6%), Acessórios (5%), Entretenimento (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (3%), Telefonia e Acessórios (3%), Relojoaria e Joalheria (3%), Artigos Esportivos (2%) e Óticas (2%).

A seguir estão as 10 primeiras colocadas, entre as 1.376 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 3T23, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: 1ª – Fini (Alimentação e Bebidas), 2ª – Milky Moo (Alimentação e Bebidas), 3ª – Natura (Perfumaria e Cosméticos), 4ª – Vivara / Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), 5ª – Kekala Custom Picolé (Alimentação e Bebidas), 6ª – Reebok (Artigos Esportivos), 7ª – Bagaggio (Artigos de viagens), 8ª – Crocs (Calçados), 9ª – Lupo / Lupo Sports (Vestuário) e 10ª – MBOX (Artigos para o Lar, Decoração e Presentes), Touti Cosmetics (Perfumaria e Cosméticos) e Live! (Vestuário). Vale destacar que as marcas Reebok, Bagaggio, Crocs, Lupo / Lupo Sports e MBOX, estrearam no ranking das top 10 que mais inauguraram novas lojas no setor de shopping centers.

Destaques por segmento

Entre as 1.376 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 3T23, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.

O segmento de Alimentação e Bebidas alcançou a 1ª colocação, com 26% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 360 marcas diferentes foram identificadas, e, dentre elas, as franquias representaram a grande maioria. Entre os destaques, estão: Fini, Milky Moo, Kekala Custom Picolé, Ice Cream Roll, Nutty Bavarian, t.donuts , Capitão Donuts, Kopenhagen, Go Coffee, Divino Fogão, Cosechas, Outback e Popeyes.

O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 20% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 268 marcas distintas foram mapeadas e, entre as que mais se destacaram neste trimestre, são: Lupo / Lupo Sports, Live!, Farm, Criatiff, Lofty Style, Caedu, Carter’s e Youcom.

Marcas estreantes

Além das marcas que mais inauguraram no setor, novas empresas passaram a atuar em shopping center, e com isso foram destaque no terceiro trimestre de 2023. As marcas abaixo foram escolhidas, por se tratarem de um lançamento de mercado ou por terem sua estreia anunciada no setor de shopping center: Grão de Gente (Brinquedos e Artigos Infantis), uma marca digital que abriu sua primeira loja física em shopping neste ano, e Oriba (Vestuário), conhecida por sua abordagem sustentável e que já anunciou plano de expansão nos empreendimentos para 2024.

“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e atraídas por um ambiente em constante evolução. Os shoppings são, atualmente, grandes plataformas de viver, somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza Glauco Humai, presidente da Abrasce, que avalia que a evolução no modelo de negócios dos shoppings incrementa novas opções de lazer, entretenimento e serviços, atraindo mais visitantes e proporcionando às marcas mais motivação para expandirem seus negócios nos empreendimentos.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *