Conheça os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2023

Conheça os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2023

Nos últimos seis meses, Gol, Pálio e Uno foram os carros mais negociados devido a valorização

Começar o ano de carro novo é o objetivo de muitas pessoas, mas antes de vender seu veículo, é preciso saber se ele está na lista dos mais desvalorizados no ano. Essa informação é essencial tanto para saber o valor de mercado, quanto você poderá cobrar em uma venda futura, ou até mesmo para fazer uma compra mais assertiva.

Segundo Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos em 40 minutos, o ideal para fazer a troca do automóvel é quando estiver abaixo de 100 mil quilômetros rodados e no máximo 15 mil quilômetros por ano, nos casos de carros de passeio:

“O custo de manutenção desvaloriza muito um carro. O mercado define isso a partir do nível de risco que você tem que assumir. O que mais vende hoje em dia são carros completos, de R$40 a R$60 mil reais”, explica Ycaro.

Confira os 10 veículos que mais foram negociados nos últimos seis meses, segundos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores):

  • Gol
  • Palio
  • Uno
  • Onix
  • Corolla
  • Celta
  • Fox
  • Ka
  • HB20
  • Fiesta

Mais desvalorizados

Com mais de 200 unidades espalhadas pelo país, a Vaapty é a responsável por fazer a negociação de carros seminovos de forma inovadora, segura e sem burocracia. Nas unidades da marca, os carros mais desvalorizados, devido ao seu alto custo de manutenção, foram o Amarock, Jeep Compass e veículos importados acima de R$150 mil, como a Discovery da Land Rover.

Para quem quer começar o ano com um automóvel novo, ele também alerta: “carro a diesel, no geral, tem uma depreciação maior por causa do custo de manutenção e de seguro, que é muito alto. Quem compra é quem realmente gosta dessa modalidade, mas não são opções indicadas”, alerta.

“Para quem tem um modelo de carro desvalorizado, o ideal é colocar para a venda. Em alguns casos, fazer esse processo sozinho acaba sendo muito burocrático.  Na Vaapty conseguimos fazer essa mediação e concluir a venda em 40 minutos. Esse é o nosso grande diferencial, já que a pessoa leva o carro em uma de nossas franquias, o veículo passa por uma avaliação e perícia e assim que estiver tudo ok, colocamos na nossa plataforma que possui mais de 30 mil possíveis compradores. Quando a venda é concluída, nós cuidamos de todo o trâmite para a entrega e a pessoa recebe o dinheiro na hora, logo após a assinatura da documentação”,explica o CEO da empresa.

Os carros mais desvalorizados no Brasil são os modelos importados, considerados carros de luxo, podendo chegar a uma variação de 40% de perda de valor nos dois primeiros anos. Enquanto isso, os menos desvalorizados são os carros populares fabricados no país.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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