Tradicional marca de ferramentas paranaense completa 70 anos com faturamento de R$ 70 milhões
Famastil começou como fábrica de martelos e serrotes e hoje vende mais de 1 milhão de produtos por ano
Segundo a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 80% das empresas brasileiras não chegam a alcançar 10 anos de existência. No entanto, em meio às dificuldades, algumas conseguem manter a longevidade. É o caso da Famastil, empresa paranaense que em 2023 completou 70 anos com um faturamento que chegou a R$ 70 milhões no último ano. A empresa, que hoje faz parte do Grupo Vellore, nasceu em 1953 como uma pequena oficina de consertos de armas e ferramentas e em pouco tempo passou a produzir martelos e serrotes. Hoje, é um dos grandes nomes da área de materiais de construção (matcon) e jardinagem.
“Durante todos esses anos de atuação, sempre buscamos inovar e trazer soluções para nossos clientes, parceiros, representantes comerciais. A gente sabe que não é fácil se manter no mercado, e quando falamos do setor de materiais de construção, que é um setor bem tradicionalista, mais ainda. Mas os 70 anos da marca construídos com muita dedicação, mostram que para se manter no mercado é preciso não só inovação, mas sobretudo lealdade aos seus clientes e investimento em alta performance”, conta Paulo S. Velloso Ribeiro, presidente do Grupo Vellore proprietário da marca Famastil.
E foi justamente a tradição que oportunizou à marca a expansão dos negócios, quando em 2017 a empresa foi incorporada ao então Grupo Foxlux – atual Grupo Vellore. A fusão das empresas aumentou o portfólio de produtos para quase 1,5 mil itens e trouxe maiores possibilidades de comercialização para o mercado externo. Ainda, o processo de incorporação ao Grupo foi um momento de retomada para a Famastil. “Até 2018, nosso faturamento não chegava a R$ 3 milhões. Durante este período, além da ampliação do negócio, foram muitas as atividades que envolveram a empresa, como a construção de uma planta fabril em Pinhais (PR), e muitas outras ações que possibilitaram que o nosso faturamento saltasse de 3 para R$ 70 milhões, mesmo com uma pandemia durante o período”, diz Paulo Ribeiro.
E o crescimento foi tanto que a marca passou a investir em patrocínios esportivos, como foi o caso do Corinthians, time patrocinado pela Famastil de 2017 a 2019. “A gente sempre teve como política o incentivo a práticas esportivas e culturais. Essa é uma das principais características da empresa. Não é só uma questão de visibilidade, mas sobretudo de oportunidade para o crescimento de atletas, profissionais, de toda a cadeia de negócios do brasil”, conta Ribeiro
Projeções e expectativas
Para os próximos anos, a Famastil – que hoje tem a linha de jardinagem como carro-chefe, chegando a vender mais de R$ 19 milhões em produtos no último ano – pretende estar cada vez mais presente nos grandes atacados e varejos. Em 2022, a empresa estimou a venda de produtos para mais de 3 mil clientes no Brasil, sendo 200 deles no Paraná. “Nossa projeção é bastante otimista. Hoje ocupamos lugares importantes no trade, e esperamos crescer mais no segmento em itens que sempre tivemos força”, diz Paulo Ribeiro.
Para isso, pretende expandir sua fábrica, que hoje tem cerca de 5.000 m² e com expectativa de dobrar este espaço em breve. “A gente ainda depende do mercado externo, mas ampliar nosso parque fabril faz parte do desejo de buscar cada vez mais soberania e qualidade naquilo que oferecemos ao público”, finalizou o presidente do Grupo Vellore.
Conheça o Grupo Vellore
O Grupo Vellore tem sua sede em Pinhais (PR), e possui em seu guarda-chuva as marcas Foxlux, que comercializa materiais elétricos e de iluminação, e Famastil, conhecida marca de ferramentas, além da Vellore Ventures, aceleradora de startups. O Vellore possui hoje mais de 200 colaboradores e conta com uma fábrica com mais de 5 mil m² e um centro de distribuição com 10 mil m². Recentemente, a marca ficou na 10ª posição das empresas paranaenses com maior faturamento entre empresas atacadistas e distribuidores, chegando a faturar R$ 264 milhões em 2022.