Tradicional marca de ferramentas paranaense completa 70 anos com faturamento de R$ 70 milhões

Tradicional marca de ferramentas paranaense completa 70 anos com faturamento de R$ 70 milhões

Famastil começou como fábrica de martelos e serrotes e hoje vende mais de 1 milhão de produtos por ano

Segundo a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 80% das empresas brasileiras não chegam a alcançar 10 anos de existência. No entanto, em meio às dificuldades, algumas conseguem manter a longevidade. É o caso da Famastil, empresa paranaense que em 2023 completou 70 anos com um faturamento que chegou a R$ 70 milhões no último ano. A empresa, que hoje faz parte do Grupo Vellore, nasceu em 1953 como uma pequena oficina de consertos de armas e ferramentas e em pouco tempo passou a produzir martelos e serrotes. Hoje, é um dos grandes nomes da área de materiais de construção (matcon) e jardinagem.

“Durante todos esses anos de atuação, sempre buscamos inovar e trazer soluções para nossos clientes, parceiros, representantes comerciais. A gente sabe que não é fácil se manter no mercado, e quando falamos do setor de materiais de construção, que é um setor bem tradicionalista, mais ainda. Mas os 70 anos da marca construídos com muita dedicação, mostram que para se manter no mercado é preciso não só inovação, mas sobretudo lealdade aos seus clientes e investimento em alta performance”, conta Paulo S. Velloso Ribeiro, presidente do Grupo Vellore proprietário da marca Famastil.

E foi justamente a tradição que oportunizou à marca a expansão dos negócios, quando em 2017 a empresa foi incorporada ao então Grupo Foxlux – atual Grupo Vellore. A fusão das empresas aumentou o portfólio de produtos para quase 1,5 mil itens e trouxe maiores possibilidades de comercialização para o mercado externo. Ainda, o processo de incorporação ao Grupo foi um momento de retomada para a Famastil. “Até 2018, nosso faturamento não chegava a R$ 3 milhões. Durante este período, além da ampliação do negócio, foram muitas as atividades que envolveram a empresa, como a construção de uma planta fabril em Pinhais (PR), e muitas outras ações que possibilitaram que o nosso faturamento saltasse de 3 para R$ 70 milhões, mesmo com uma pandemia durante o período”, diz Paulo Ribeiro.

E o crescimento foi tanto que a marca passou a investir em patrocínios esportivos, como foi o caso do Corinthians, time patrocinado pela Famastil de 2017 a 2019. “A gente sempre teve como política o incentivo a práticas esportivas e culturais. Essa é uma das principais características da empresa. Não é só uma questão de visibilidade, mas sobretudo de oportunidade para o crescimento de atletas, profissionais, de toda a cadeia de negócios do brasil”, conta Ribeiro

Projeções e expectativas

Para os próximos anos, a Famastil – que hoje tem a linha de jardinagem como carro-chefe, chegando a vender mais de R$ 19 milhões em produtos no último ano – pretende estar cada vez mais presente nos grandes atacados e varejos. Em 2022, a empresa estimou a venda de produtos para mais de 3 mil clientes no Brasil, sendo 200 deles no Paraná. “Nossa projeção é bastante otimista. Hoje ocupamos lugares importantes no trade, e esperamos crescer mais no segmento em itens que sempre tivemos força”, diz Paulo Ribeiro.

Para isso, pretende expandir sua fábrica, que hoje tem cerca de 5.000 m² e com expectativa de dobrar este espaço em breve. “A gente ainda depende do mercado externo, mas ampliar nosso parque fabril faz parte do desejo de buscar cada vez mais soberania e qualidade naquilo que oferecemos ao público”, finalizou o presidente do Grupo Vellore.

Conheça o Grupo Vellore

O Grupo Vellore tem sua sede em Pinhais (PR), e possui em seu guarda-chuva as marcas Foxlux, que comercializa materiais elétricos e de iluminação, e Famastil, conhecida marca de ferramentas, além da Vellore Ventures, aceleradora de startups. O Vellore possui hoje mais de 200 colaboradores e conta com uma fábrica com mais de 5 mil m² e um centro de distribuição com 10 mil m². Recentemente, a marca ficou na 10ª posição das empresas paranaenses com maior faturamento entre empresas atacadistas e distribuidores, chegando a faturar R$ 264 milhões em 2022.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *