Marcas do Grupo Boticário aumentam em 35% o investimento no carnaval com estratégia integrada

Marcas do Grupo Boticário aumentam em 35% o investimento no carnaval com estratégia integrada

Foram 29 ações espalhadas pelo Brasil em diferentes formatos

As marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beleza na Web, Vult TRUSS do Grupo Boticário apostaram em uma estratégia integrada para o carnaval, com aumento de 35% de investimento na data, sendo responsáveis por 29 ações espalhadas pelo Brasil, de Olinda a São Paulo, em diferentes formatos – desde o patrocínio de espaços premium, como camarotes e ações na Sapucaí, até ativações em lojas e blocos de rua – para atingir os mais diversos públicos e espaços. Com o movimento, a abrangência e capilaridade do grupo foram as principais alavancas de negócio destacadas nas ações pensadas para uma das principais festas do país e do mundo.

O propósito da estratégia, que impulsionou o segmento de beleza nacional no período, foi pautado pela ideia de gerar conexão, reconhecendo e participando das tradições culturais brasileiras. É o que reforça Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Naturalmente, a beleza é um dos elementos que protagonizam o carnaval, das ruas aos camarotes, e vimos na data uma gama de possibilidades para fortalecer a nossa relação com os nossos consumidores e, também, a robustez do nosso portfólio – que se conecta, de inúmeras formas, com a população brasileira e suas diversas possibilidades de celebrar a festa”, afirma a executiva.

Presentes em 2 de cada 3 lares brasileiros e dialogando com 90% da população, as marcas realizaram ações desde o pré-carnaval, em algumas das praças mais desejadas e populares do período. A ideia era criar narrativas que fizessem sentido para todas as pessoas e que ajudassem a dar visibilidade a agendas prioritárias e de impacto social, como o exemplo de Vult, marca que celebra o orgulho e lidera um projeto proprietário, o 220 Vults, para capacitação de profissionais da beleza, com cursos de unhas e maquiagem direcionados à emancipação econômica de mulheres periféricas. Vult ainda foi a pioneira ao apoiar a TPM (Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira), primeira escola de samba formada totalmente por mulheres do Brasil e do Mundo.

Além disso, as marcas enfatizaram a narrativa da beleza como vetor de expressão. “Entendemos que para cada pessoa e em cada região, o carnaval é vivenciado de formas diferentes. Por isso, para este carnaval, buscamos utilizar da nossa presença em território nacional para potencializar nossos pontos de contato e, assim, chegar ao maior público possível – em número e pluralidade – de forma consistente, seja nas ativações presenciais ou nas conversas geradas no ambiente on-line, onde impactamos um número ainda maior de pessoas”, completa.

Ações impulsionam o segmento de beleza

Este foi o maior carnaval de rua da história do Boticário até agora, que marcou presença em 19 blocos de rua – Então, Brilha!, Seu Vizinho, Quando Come se Lambuza, Beiço do Wando, Angola Janga, Havayanas Usadas, E o Amô e Juventude Bronzeada (Belo Horizonte); Carnaval dos Amigos (Goiânia); Patusco (Olinda); Galo da Madrugada (Recife); Chame Gente e Bangalafumenga (Rio de Janeiro); Pipoca do Saulo e Camaleão do Bell Marques (Salvador); Abrava, Bangalafumenga, Latinha Mix e Galo da Madrugada (São Paulo) – que receberam patrocínios e diferentes ativações desde photo opportunity a ações volantes, distribuição de brindes e experimentação de produtos.

O carnaval do Boticário fez parte do movimento “A Beleza do seu Carnaval”, que estava ancorado em uma campanha para enaltecer a beleza dos diferentes carnavais e celebrar a auto expressão e a regionalidade de cada festa, um conceito que permeia todas as frentes de atuação da marca, tanto no físico, quanto no digital. As atividades, que começaram com forte presença já no pré-carnaval, foram pensadas para trazer a diversidade de tradições culturais e também de localidades, que incluíram espaços e blocos historicamente conhecidos, como o Circuito Barra Ondina e o Galo da Madrugada, respectivamente.

Enquanto O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros*, aposta na amplificação de pontos de contato, Eudora investiu em um plano para continuar se posicionando no território da moda. Ainda no início de fevereiro, a marca, que em 2023 esteve nos maiores eventos high fashion nacionais e internacionais, esteve mais uma vez no Baile da Vogue com ativações e squad de celebridades no tapete vermelho da festa mais cobiçada do período. Em seguida, uniu-se à Beleza na Web, a maior plataforma digital especialista em beleza do país, para invadir a Sapucaí com as categorias de maquiagem e cabelo, respectivamente, por meio de patrocínio inédito do Nosso Camarote, que recebeu cerca de 20 mil pessoas nos cinco dias de festa.

Vult, com ampla penetração no mercado nacional de beleza e dona do pó compacto mais vendido do Brasil, segundo dados da Nielsen,patrocinou o Camarote Lounge Carioca, na Sapucaí, mantendo sua presença em uma das maiores avenidas do carnaval brasileiro. A marca ainda preparou o lançamento da linha Colors, primeira coleção idealizada especialmente para o carnaval, que transborda cor e brilho, e assinará, pelo terceiro ano consecutivo, a beleza de Viviane Araújo. Já em TRUSS, o brilho característico do carnaval se materializou em uma nova linha especial, composta por fixadores que oferecem inúmeras possibilidades de styling para os penteados, famosa manifestação de criatividade nesta época do ano.

E falando em criatividade e expressão, Quem Disse, Berenice? lançou a campanha digital, Minha Boca de Carnaval, pautada por reviews, tutoriais e trends, cujo mote buscou valorizar e incentivar uma liberdade que começa pela boca, além de enaltecer esta que é a protagonista de makes e símbolo de experimentação e descobertas. Além disso, reforçando a autoridade na categoria de maquiagem, a marca preparou uma edição de Carnaval do seu tradicional Menu de Makes oferecido em loja, com o tema “Desenhe a sua beleza para esse Carnaval com Quem Disse, Berenice? e Faber-Castell”.

“De forma proprietária e complementar, nossas marcas buscam por uma atuação cada vez mais consistente no carnaval, data esperada por tantos brasileiros anualmente e estratégica para o Grupo Boticário. Prezamos por ser parte da vida das pessoas com pertinência e fazer parte da cultura através de uma construção perene de relacionamento somados a produtos, iniciativas e campanhas pioneiras e inovadoras, ampliando nossa abrangência e protagonismo no mercado de beleza”, finaliza a diretora-executiva de Branding e Comunicação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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