Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm oportunidade de criar ambientes acolhedores para atrair os consumidores

À medida que a temporada de Páscoa e o feriado prolongado se aproximam, é comum o registro de um aumento significativo no número de brasileiros que optam por viajar e desfrutar de momentos especiais nos bares e restaurantes. Durante essa temporada, os estabelecimentos podem se destacar como opções altamente atrativas, aproveitando o aumento do turismo como uma oportunidade para impulsionar o crescimento do faturamento.

Esse é o cenário vivenciado em Foz do Iguaçu (PR), por exemplo. De acordo com Paulo Souza, proprietário de uma rede de estabelecimentos na cidade, o aumento do turismo na região influencia diretamente no crescimento das vendas no setor.

“De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, 74% dos hotéis na região estão ocupados para o fim de semana de Páscoa. Este aumento está refletindo em um crescimento no consumo nos bares e restaurantes, estimado em torno de 8% a 10%, em comparação ao último ano. O cenário para o setor é positivo”, afirma Souza.

Com o objetivo de atrair clientes, os restaurantes implementam estratégias para se adequar aos hábitos dos consumidores. Josiano Schmitt, dono de três estabelecimentos em Gramado (RS), exemplifica essa abordagem. Para ele, investir em táticas que cativem os clientes é fundamental para garantir a fidelização, mesmo depois da data.

“As expectativas para o período da Páscoa em destinos turísticos são sempre positivas, e Gramado se destaca como uma das melhores opções para essa época. Temos uma programação da Semana Santa emocionante, além dos atrativos relacionados ao chocolate. Após um período de baixa ocupação, a Páscoa marca a transição para o clima frio, trazendo consigo a promessa de boa gastronomia, calor humano e momentos de lazer”, conta Josiano.

O empreendedor também destaca que seus restaurantes estão elaborando um cardápio especial para atender às preferências gastronômicas dos clientes.

“Além de oferecer o nosso menu especial de Páscoa, os restaurantes estão decorados e nossa equipe está treinada para proporcionar uma experiência acolhedora”, destaca o proprietário.

Já para os clientes, a expectativa é encontrar bares e restaurantes com opções atrativas para o período. Já na Região Sudeste, a mineira Vitória Moreira, que mora em Belo Horizonte, espera encontrar espaços que ofereçam diversão e pratos especiais.

“Vou explorar os bares para aproveitar o dia livre. Estou na expectativa de descobrir lugares interessantes que estejam abertos para receber os clientes durante o feriado e a intenção é encontrar espaço que tragam a essência da Páscoa, com pratos e ambientação especiais”, conta Vitória.

Para otimizar o faturamento neste período, é crucial oferecer um cardápio cuidadosamente elaborado que vá ao encontro das expectativas e desejos dos clientes, como sugerido por especialistas da Abrasel. Além disso, a Associação ainda recomenda a criação de um ambiente acolhedor e convidativo, onde os consumidores possam relaxar e aproveitar o feriado.

Imagem: Inteligência Artificial criada no site Midjourney

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *