Cresce a rentabilidade dos carros usados no primeiro bimestre

Cresce a rentabilidade dos carros usados no primeiro bimestre

O primeiro bimestre foi uma surpresa positiva para o mercado de veículos usados no Brasil com maior rentabilidade para as concessionárias. Apesar de contar com menos dias úteis, o mês de fevereiro registrou forte aumento das vendas, o que resultou em alta dos preços e fez o ticket médio voltar a se aproximar dos R$ 79 mil. De acordo com o Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU), o ticket médio passou de R$ 78.139 em janeiro para R$ 78.936 em fevereiro, alta de 1%.

Dados da Fenabrave dão conta que, somente no 1º bimestre deste ano, já foram 28 mil automóveis comercializados a mais que no mesmo período em 2023. No mês passado, as vendas atingiram 839 mil unidades comercializadas. A relação entre a venda de usados versus novos também cresceu: foram 5,4 carros usados para cada carro 0km em fevereiro de 2024. Todo este movimento resultou no aumento da margem bruta média das concessionárias, que passou de 10,9% no primeiro mês de 2024 para os atuais 11,2%. Este é o maior patamar desde setembro de 2023. Já o giro de estoque foi de 41 dias.

Somente na plataforma Auto Avaliar foram realizadas 174 mil avaliações, com 27 mil automóveis comprados pelas concessionárias conectadas no mês de fevereiro. Nos dois primeiros meses do ano, a plataforma registrou 64 mil vendas, 5.600 unidades a mais que em 2023. “A expectativa para os próximos meses é positiva, o que leva as concessionárias a recomporem o estoque. A alta da margem bruta demonstra que o primeiro semestre será positivo para o mercado de usado,  ainda mais diante da queda das taxas de juros”, afirma o CEO da Auto Avaliar e Megadealer, J. R. Caporal.

Hyundai, Chevrolet e Fiat foram as redes de concessionárias que registraram uma melhor taxa de conversão (avaliação versus venda), com 19%.

Mais rentáveis

Com um preço médio de R$ 64 mil, o Fiat Argo foi o negócio mais rentável do mês de fevereiro. A margem bruta do veículo se encontra em 12,4% e seu giro é de 32 dias. O segundo lugar ficou com o Toyota Yaris, com preço médio de R$ 86 mil e o terceiro com o Honda HRV (R$ 128 mil), que tem mês a mês figurado nas primeiras posições.

Com presença em sete países, a plataforma Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38 mil lojas independentes e realiza R$ 1,4 bilhão de vendas anuais. A base de dados do estudo abrangeu 2.563 concessionárias, de 23 marcas, cadastradas em todo o Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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