Logística da Páscoa exige qualidade e precisão na distribuição dos chocolates

Logística da Páscoa exige qualidade e precisão na distribuição dos chocolates

A sazonalidade é o grande desafio para os operadores logísticos e é também o período que exige atenção redobrada para receber, armazenar e transportar produtos. A Páscoa é uma das datas mais importantes para o comércio e consumidores, com uma logística que começa a ser estruturada com até cinco meses de antecedência.

Para a Páscoa 2024, a FM Logistic do Brasil deu início a todo o processo em outubro do ano passado. Do Centro de Distribuição (CD) de São Paulo, com uma área climatizada de 16 mil m2 e temperatura controlada entre 16º e 22º, a empresa se organiza para que os chocolates sejam entregues nas gôndolas dos maiores varejistas em todo o território nacional.

Qualidade e precisão na operação logística são os principais diferenciais da FM para atender ao amplo mercado consumidor e fazer com que mais de 10 milhões de produtos, entre ovos de chocolate, barras e caixas de bombons, sejam perfeitamente distribuídos e entregues. A empresa também investiu R$ 4,5 milhões para aumentar a área de armazenagem destinada à movimentação de produtos com temperatura controlada.

Diferenciais

Entre os principais diferenciais da FM Logistic na armazenagem de cargas refrigeradas estão licença da Anvisa, políticas rígidas de qualidade, tecnologia para controle e rastreabilidade dos paletes, sistema WMS com monitoramento de lote, bloqueios, certificações em segurança alimentar e auditoria específica.

“Temos mais de 15 anos de experiência na operação Páscoa, realizada em parceria com nossos clientes, alicerçada no gerenciamento de operações sazonais com qualidade e precisão, alta acuracidade de inventário, torre de controle diária para acompanhamento da evolução, capacidade e produção”, explica Luciana Lacerda, diretora de operações da FM Logistic do Brasil.

A potencialidade do período a cada ano torna a operação ainda mais desafiadora. Para 2024, o crescimento esperado na movimentação da Páscoa na FM Logistic é 43% superior em relação ao ano passado. São mais de 70 profissionais dedicados e treinados que dão fluxo a toda a volumetria em um único mês.

“Temos flexibilidade e know how para estabelecer a capacidade produtiva em curto prazo de tempo, tudo isso apoiado por sistemas integrados. A alta satisfação dos clientes fortalece nossa parceria de longo prazo no mercado”, finaliza a executiva.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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