Shoppings estão entre os pontos favoritos dos empreendedores para abrir negócios de sucesso
Afinal, o que define o sucesso de um negócio? Pode-se elencar diversos pontos: oferta, marketing, produto, serviço…Mas quando estamos falando de uma empresa com estrutura física, sem dúvidas, a localização é um dos fatores mais decisivos. Talvez seja por isso que os shoppings centers estejam entre os favoritos dos empreendedores e franqueados, quando querem abrir uma empresa de sucesso.
Segurança, alto fluxo de pessoas, estacionamento e ações de marketing coletiva do próprio empreendimento garantem que os centros comerciais contribuam para que restaurantes, lojas, quiosques e outros estabelecimentos faturem diariamente – e muito mais na sazonalidade. “Nossas programações desenvolvidas para toda a família atraem o público e tornam o shopping center uma verdadeira vitrine para os empreendedores que estão começando ou que querem ampliar a capilaridade da marca”, explica Claudio Ximenes, diretor de Novos Negócios da Alqia, administradora de shoppings.
A tecnologia entra como uma aliada neste sentido, já que hoje existem plataformas focadas em aluguéis comerciais e disponibilizam espaços em shoppings centers. A SuaQuadra, por exemplo, conecta proprietários de imóveis a empresários de maneira simples e eficiente, já que reúne uma grande diversidade de imóveis disponíveis para locação e auxilia na escolha do ponto com maior potencial para cada negócio. “Usamos os dados a favor dos empreendedores para ajudar na melhor tomada de decisão. Portanto, é possível entender todas as informações dos imóveis, incluindo fotos profissionais e plantas, bem como o potencial econômico daquele lugar, com informações como fluxo de pessoas, perfil de renda, densidade demográfica, entre outros dados. Assim, os empreendedores podem escolher o melhor imóvel para o sucesso de seus negócios”, aponta Pedro Donato, CEO da SuaQuadra, plataforma especializada em aluguéis comerciais.
Uma parceria de sucesso
O Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, mostrou que no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas mais de 700 mil empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022. Como os shoppings centers têm uma estratégia definida anualmente para garantir fluxo constante, ao alugar um ponto, as chances de sucesso são maiores e os números refletem isso: houve faturamento de R$ 194,7 bilhões em 2023, de acordo com o Censo da Abrasce, o que foi considerado um recorde de vendas, com alta de 1,5%, superando os R$ 192,8 bilhões de 2019.
A Alqia torna-se a primeira rede do setor a entrar na SuaQuadra, que disponibiliza mais de quatro mil imóveis comerciais, em diferentes áreas de locação. “É o início de uma parceria que ajuda a fomentar o empreendedorismo na cidade de São Paulo – oferecendo opções de pontos nos Shoppings Tucuruvi, Granja Viana e Osasco, que estão se tornando referência gastronômica em suas regiões e contribuem para a circulação de 3 milhões de pessoas nos empreendimentos”, explica Pedro.
De acordo com o Claudio Ximenes da Alqia, a intenção é transformar a maneira como novos negócios são iniciados e mostrar o quanto pode ser fácil estar em um ambiente com conforto – diversidade de lojas no mesmo lugar, estacionamento, segurança e possibilidade de bem-estar. “Nos nossos shopping centers, focamos na gestão de empreendimentos com mais eficiência e inovação, além de oferecer mais uma ferramenta de comercialização e ampliar o nosso alcance no mercado. A missão da SuaQuadra vai ao encontro do nosso objetivo e esta parceria ajuda a impactar positivamente a economia do nosso país”, conclui.
Crédito da foto: Freepik