Shoppings estão entre os pontos favoritos dos empreendedores para abrir negócios de sucesso

Shoppings estão entre os pontos favoritos dos empreendedores para abrir negócios de sucesso

Afinal, o que define o sucesso de um negócio? Pode-se elencar diversos pontos:  oferta, marketing, produto, serviço…Mas quando estamos falando de uma empresa com estrutura física, sem dúvidas, a localização é um dos fatores mais decisivos. Talvez seja por isso que os shoppings centers estejam entre os favoritos dos empreendedores e franqueados, quando querem abrir uma empresa de sucesso.

Segurança, alto fluxo de pessoas, estacionamento e ações de marketing coletiva do próprio empreendimento garantem que os centros comerciais contribuam para que restaurantes, lojas, quiosques e outros estabelecimentos faturem diariamente – e muito mais na sazonalidade. “Nossas programações desenvolvidas para toda a família atraem o público e tornam o shopping center uma verdadeira vitrine para os empreendedores que estão começando ou que querem ampliar a capilaridade da marca”, explica Claudio Ximenes, diretor de Novos Negócios da Alqia, administradora de shoppings.

A tecnologia entra como uma aliada neste sentido, já que hoje existem plataformas focadas em aluguéis comerciais e disponibilizam espaços em shoppings centers. A SuaQuadra, por exemplo, conecta proprietários de imóveis a empresários de maneira simples e eficiente, já que reúne uma grande diversidade de imóveis disponíveis para locação e auxilia na escolha do ponto com maior potencial para cada negócio. “Usamos os dados a favor dos empreendedores para ajudar na melhor tomada de decisão. Portanto, é possível entender todas as informações dos imóveis, incluindo fotos profissionais e plantas, bem como o potencial econômico daquele lugar, com informações como fluxo de pessoas, perfil de renda, densidade demográfica, entre outros dados. Assim, os empreendedores podem escolher o melhor imóvel para o sucesso de seus negócios”, aponta Pedro Donato, CEO da SuaQuadra, plataforma especializada em aluguéis comerciais.

Uma parceria de sucesso

O Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, mostrou que no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas mais de 700 mil empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022. Como os shoppings centers têm uma estratégia definida anualmente para garantir fluxo constante, ao alugar um ponto, as chances de sucesso são maiores e os números refletem isso: houve faturamento de R$ 194,7 bilhões em 2023, de acordo com o Censo da Abrasce, o que foi considerado um recorde de vendas, com alta de 1,5%, superando os R$ 192,8 bilhões de 2019.

A Alqia torna-se a primeira rede do setor a entrar na SuaQuadra, que disponibiliza mais de quatro mil imóveis comerciais, em diferentes áreas de locação. “É o início de uma parceria que ajuda a fomentar o empreendedorismo na cidade de São Paulo – oferecendo opções de pontos nos Shoppings Tucuruvi, Granja Viana e Osasco, que estão se tornando referência gastronômica em suas regiões e contribuem para a circulação de 3 milhões de pessoas nos empreendimentos”, explica Pedro.

De acordo com o Claudio Ximenes da Alqia, a intenção é transformar a maneira como novos negócios são iniciados e mostrar o quanto pode ser fácil estar em um ambiente com conforto – diversidade de lojas no mesmo lugar, estacionamento, segurança e possibilidade de bem-estar. “Nos nossos shopping centers, focamos na gestão de empreendimentos com mais eficiência e inovação, além de oferecer mais uma ferramenta de comercialização e ampliar o nosso alcance no mercado. A missão da SuaQuadra vai ao encontro do nosso objetivo e esta parceria ajuda a impactar positivamente a economia do nosso país”, conclui.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *