Vendas de chocolates aumentam 23% e Páscoa promete impulsionar e-commerce neste ano

Vendas de chocolates aumentam 23% e Páscoa promete impulsionar e-commerce neste ano

Só em janeiro e fevereiro, as vendas online de bombons, chocolates e ovos de Páscoa chegaram a  R$ 21,7 milhões

Levantamento da Neotrust, empresa do ecossistema da Confi, especializada em inteligência de dados, mostra que para 2024 as tendências indicam um aumento nas vendas em bombons, chocolates e ovos de Páscoa no e-commerce brasileiro em comparação com o ano passado. Segundo o estudo, no início deste ano, janeiro e fevereiro já registraram um faturamento de R$ 21,7 milhões desses produtos, representando um aumento de 23,9% em relação ao mesmo período de 2023.

Com o domingo de Páscoa ocorrendo mais cedo em 2024, em 31 de março, espera-se um aumento nas vendas começando 30 dias antes, no início de março. O pico de vendas deve ocorrer na quarta-feira, 27 de março de 2024, seguindo as tendências observadas em 2023, mostra o estudo.

Ao mencionar a Páscoa, é comum associar a data a dias de descanso, coelhinhos e ovos de chocolate. No entanto, para o mercado de e-commerce, essa época do ano significa uma oportunidade crucial de vendas. “Entre 22 de março e 25 de abril, observa-se um aumento nas transações desses produtos, refletindo diretamente no faturamento das lojas virtuais”, afirma o estudo.

Os dados históricos revelam o impacto da Páscoa nas vendas online. Nos últimos anos, março e abril concentraram, respectivamente, 43,1% e 46,5% do faturamento anual desses itens, demonstrando a importância desse período para o setor.

Para compreender os hábitos de compra dos consumidores, a equipe de Inteligência da Neotrust analisou detalhadamente as transações em mais de 5 mil e-commerces brasileiros durante fevereiro, março e abril de 2023. Os resultados revelaram um aumento significativo nas vendas conforme a Páscoa se aproximava.

Faturamento

Em fevereiro de 2023, foram faturados R$ 7,72 milhões em chocolates, equivalente a R$ 275.870 por dia. O estudo observou um aumento nos primeiros dias de março, 40 dias antes da Páscoa. Durante os 30 dias prévios ao feriado, o faturamento médio diário aumentou para R$ 2,92 milhões, mostrando um crescimento de 10,5 vezes em relação à média de fevereiro. Nos sete dias anteriores à Páscoa, o faturamento médio diário atingiu R$ 6,69 milhões, representando um aumento de 24,2 vezes em comparação com fevereiro.

“Diferentemente da Black Friday, onde o pico de vendas ocorre no dia do evento, na Páscoa de 2023, o ápice aconteceu na quarta-feira, 5 de abril, totalizando um faturamento de R$ 11,8 milhões. No domingo de Páscoa, as vendas diminuíram para R$ 707.128, ainda acima da média diária, mas significativamente abaixo dos dias anteriores. Esse comportamento é explicado pelo fato de os consumidores anteciparem suas compras para oferecer os produtos durante o feriado”, aponta o estudo, que justifica que esse comportamento é racional, uma vez que os consumidores tendem a antecipar suas compras com o objetivo de assegurar a entrega dos produtos antes da data comemorativa, permitindo que os presentes sejam oferecidos durante a celebração.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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