Vendas de chocolates aumentam 23% e Páscoa promete impulsionar e-commerce neste ano

Só em janeiro e fevereiro, as vendas online de bombons, chocolates e ovos de Páscoa chegaram a R$ 21,7 milhões
Levantamento da Neotrust, empresa do ecossistema da Confi, especializada em inteligência de dados, mostra que para 2024 as tendências indicam um aumento nas vendas em bombons, chocolates e ovos de Páscoa no e-commerce brasileiro em comparação com o ano passado. Segundo o estudo, no início deste ano, janeiro e fevereiro já registraram um faturamento de R$ 21,7 milhões desses produtos, representando um aumento de 23,9% em relação ao mesmo período de 2023.
Com o domingo de Páscoa ocorrendo mais cedo em 2024, em 31 de março, espera-se um aumento nas vendas começando 30 dias antes, no início de março. O pico de vendas deve ocorrer na quarta-feira, 27 de março de 2024, seguindo as tendências observadas em 2023, mostra o estudo.
Ao mencionar a Páscoa, é comum associar a data a dias de descanso, coelhinhos e ovos de chocolate. No entanto, para o mercado de e-commerce, essa época do ano significa uma oportunidade crucial de vendas. “Entre 22 de março e 25 de abril, observa-se um aumento nas transações desses produtos, refletindo diretamente no faturamento das lojas virtuais”, afirma o estudo.
Os dados históricos revelam o impacto da Páscoa nas vendas online. Nos últimos anos, março e abril concentraram, respectivamente, 43,1% e 46,5% do faturamento anual desses itens, demonstrando a importância desse período para o setor.
Para compreender os hábitos de compra dos consumidores, a equipe de Inteligência da Neotrust analisou detalhadamente as transações em mais de 5 mil e-commerces brasileiros durante fevereiro, março e abril de 2023. Os resultados revelaram um aumento significativo nas vendas conforme a Páscoa se aproximava.
Faturamento
Em fevereiro de 2023, foram faturados R$ 7,72 milhões em chocolates, equivalente a R$ 275.870 por dia. O estudo observou um aumento nos primeiros dias de março, 40 dias antes da Páscoa. Durante os 30 dias prévios ao feriado, o faturamento médio diário aumentou para R$ 2,92 milhões, mostrando um crescimento de 10,5 vezes em relação à média de fevereiro. Nos sete dias anteriores à Páscoa, o faturamento médio diário atingiu R$ 6,69 milhões, representando um aumento de 24,2 vezes em comparação com fevereiro.
“Diferentemente da Black Friday, onde o pico de vendas ocorre no dia do evento, na Páscoa de 2023, o ápice aconteceu na quarta-feira, 5 de abril, totalizando um faturamento de R$ 11,8 milhões. No domingo de Páscoa, as vendas diminuíram para R$ 707.128, ainda acima da média diária, mas significativamente abaixo dos dias anteriores. Esse comportamento é explicado pelo fato de os consumidores anteciparem suas compras para oferecer os produtos durante o feriado”, aponta o estudo, que justifica que esse comportamento é racional, uma vez que os consumidores tendem a antecipar suas compras com o objetivo de assegurar a entrega dos produtos antes da data comemorativa, permitindo que os presentes sejam oferecidos durante a celebração.