Aeroporto Afonso Pena terá novos voos para Chile e Argentina

Aeroporto Afonso Pena terá novos voos para Chile e Argentina

Jetsmart vai operar as novas rotas entre o maior aeroporto do Paraná e Buenos Aires e Santiago

A Jetsmart Airlines anunciou duas novas rotas a partir do Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB): uma para Santiago do Chile (SCL) e outra para Buenos Aires (EZE). As passagens começaram a ser vendidas nesta quinta-feira (4), no site da companhia.

Os voos que partem do maior aeroporto do Paraná, gerido pela CCR, com destino a Santiago iniciam em 19 de junho; já a rota para Buenos Aires começa em 9 de julho. O voo sazonal para Santiago (com duração de 3h30) terá três frequências semanais e são esperados mais de 15 mil passageiros em seu primeiro ano. O voo para Buenos Aires (duração de 2h23), também com três frequências semanais, terá aproximadamente mais de 43 mil passageiros no mesmo período.

A operação para o Chile foi pensada para viajantes que querem conhecer os destinos de neve no Chile, como Valle Nevado ou Nevados de Chillán, que são alguns dos preferidos dos brasileiros durante o inverno. Este lançamento faz parte da “Semana Branca” que a Jetsmart celebra com descontos especiais até 8 de abril em suas rotas do Brasil ao Chile.

Enquanto isso, na Argentina, os brasileiros poderão conhecer as principais atrações da cidade de Buenos Aires, uma das mais reconhecidas da América do Sul por sua gastronomia e vida noturna.

Operações em alta

Com as novas operações, a Jetsmart chega a dez voos diretos no Brasil com as outras sete rotas ligando Buenos Aires com Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Alegre; Santiago com Rio, São Paulo, Florianópolis e Foz do Iguaçu (PR); e Montevidéu, no Uruguai, com o Rio. A companhia aérea de ultrabaixo custo ainda liga São Paulo e Florianópolis com Lima, no Peru, com escalas em Santiago e Buenos Aires.

“Operar mais voos no Brasil é um grande feito para nós. O mercado brasileiro é o maior do continente sul-americano e tem um enorme potencial para expansão e será essencial na nossa meta de alcançar a marca de 100 milhões de passageiros nos próximos anos”, afirmou Veronica Marambio Álvarez, gerente comercial para Mercados Internacionais da Jetsmart.

Turismo em alta

No ano passado, o Brasil recebeu 5.908.341 de turistas estrangeiros, segundo  levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Cerca de 790 mil estrangeiros entraram no país pelo Paraná, enquanto 1 milhão entrou pelo Rio Grande do Sul. Do total, a Argentina foi líder de emissão com 1,9 milhão (32% do total) de visitantes, seguido por Estados Unidos com 668,5 mil (11%) e Chile com 458,5 mil (7,7%), fechando o podium.

Os novos voos da JetSMART foram celebrados pelas autoridades de Curitiba e do Paraná justamente por serem chamarizes dos viajantes dos países vizinhos que lideram em volume de emissão. A expectativa é de que milhares de paranaenses viajem para Santiago e Buenos Aires e que milhares de argentinos e chilenos entrem em solo brasileiro. Este fomento e intercâmbio de turistas é visto com grande expectativa pelas autoridades.

Para Monique Henriques, diretora Comercial da CCR Aeroportos, o fato de a Jetsmart ter como estratégia oferecer passagens aéreas a preços muito competitivos vai contribuir com o maior fluxo de passageiros em voos internacionais no Aeroporto Internacional de Curitiba.

“Estamos muito felizes por fechar mais esta parceria com a companhia. Os voos regulares para Santiago e Buenos Aires representam mais possibilidades de conexão para os brasileiros que desejam conhecer os países vizinhos, além de ampliarem as opções de porta de entrada para chilenos e argentinos explorarem as belezas e oportunidades de negócios no Brasil”, declara.

 

“Curitiba está de braços abertos para receber os chilenos e argentinos que passarão a nos visitar com os voos da JetSMART. As linhas que vão ligar a cidade a Buenos Aires e Santiago permitirão que mais turistas conheçam os atrativos da cidade mais inteligente do mundo, que também se tornou referência nacional e internacional em destino turístico inteligente”, destacou Rafael Greca, prefeito de Curitiba.

 

Alegria, também, para o município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde está localizado o Aeroporto Internacional Afonso Pena. “Essa conexão direta trará inúmeros benefícios para nossa cidade. Além de fortalecer os laços entre nossos países, impulsionará o turismo local e regional, gerando empregos e movimentando a economia. Estamos prontos para receber esses visitantes com hospitalidade e mostrar-lhes o que São José dos Pinhais tem de melhor. Juntos, vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”, diz a prefeita Nina Singer.

 

“Eu acredito que a chegada desse voo para Curitiba, em especial ao Curitiba Convention, que trabalha com o mercado de negócios e eventos e da inovação, significa colocar a cidade mais perto ainda do mercado da América Latina. Santiago é uma capital que tem um papel muito importante, especialmente dentro da inovação, e a abertura de um voo como este vai ajudar ainda mais a essa conexão e a levarmos o nome da nossa cidade para frente, ampliando as possibilidades de negócios e o receptivo aos visitantes”, comentou Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *