Especialista revela o que deve ser feito para maximizar as chances de sucesso na venda de uma empresa

Especialista revela o que deve ser feito para maximizar as chances de sucesso na venda de uma empresa

Preparação não só facilita a transação, mas também diminui possíveis riscos pós-venda

A venda de uma empresa não é um processo simples, pois cada negócio possui suas próprias nuances e particularidades. Por isso, quando um potencial comprador decide adquirir ou investir em uma empresa, é necessário que ele tenha clareza em relação aos números financeiros e operacionais, além de realizar uma análise de risco aprofundada.

De acordo com Felipe Argemi, especialista que atua com Fusões e Aquisições há 15 anos, para iniciar um processo de venda é preciso, em primeiro lugar, apresentar a empresa adequadamente. “É essencial apresentar a empresa, seus diferenciais, seus produtos, a sua relevância no mercado e seus diferenciais competitivos, além de destacar sua performance financeira e operacional. Saber como se apresentar adequadamente, falando a linguagem do comprador e chamando a atenção para os pontos de destaque da empresa, é fundamental para engajar potenciais interessados”, aponta.

Confidencialidade

O especialista ressalta que a maior parte das informações de uma empresa não são públicas, mas sim confidenciais. Por isso, informações sensíveis não devem ser reveladas a qualquer potencial comprador. “A seleção dos possíveis interessados deve ser criteriosa e  as informações divulgadas aos poucos, conforme o processo evolui. Mas a dúvida que sempre surge é: ‘Quais informações abrir e em que momento?’. E esse é um ponto crucial no processo”, destaca.

Vale lembrar que muitos ignoram o Acordo de Confidencialidade, documento que deve ser firmado com todo e qualquer potencial interessado para minimizar as chances de vazamentos de dados sensíveis.

O caminho para a venda

Após análise preliminar, caso o potencial comprador se interesse pela oportunidade, ele irá apresentar uma proposta indicativa, conhecida como Proposta Não Vinculante. “Caso o vendedor aceite essa proposta, deverá disponibilizar uma série de informações sensíveis durante a fase conhecida como Due Diligence, que é a etapa onde o comprador irá auditar a empresa vendedora verificando riscos legais, trabalhistas, fiscais, tributários e contábeis”, revela.

É justamente nessa fase que muitos negócios morrem. Afinal, se os riscos identificados durante a Due Diligence forem elevados ou, se devido a falta de organização, seja impossível realizar uma verificação adequada, a probabilidade da transação não ocorrer ou ocorrer por um valor muito inferior ao justo é muito alta.

Por isso, antes de iniciar um processo de venda, existe uma das fases mais importantes, que é a de preparação. Segundo Felipe, é justamente nesse momento que muitos vendedores falham e minimizam a chance de sucesso de uma transação. “Dependendo da desorganização e dos riscos que a empresa apresenta, a etapa de preparação pode levar alguns anos. Portanto, quanto antes o preparo começar, melhor”, explica.

Para todo empresário que está construindo uma empresa de sucesso, a oportunidade de venda irá surgir ao longo da sua jornada. “Por essa razão, é melhor estar preparado desde já para não desperdiçar a oportunidade quando ela surgir. A preparação adequada da empresa não só facilitará esse processo, como também minimizará possíveis riscos pós-venda”, declara.

Argemi ressalta que, com um planejamento bem executado, enquanto a oportunidade de venda não surge, os sócios se beneficiam de uma empresa mais saudável, com riscos reduzidos e uma melhor geração de dividendos. “Ou seja, os sócios enriquecerão mais ao longo dessa jornada”, finaliza.

Crédito da foto: rawpeekel/Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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