Supermercados competitivos são reflexo de colaboradores motivados

Supermercados competitivos são reflexo de colaboradores motivados

Oferecer oportunidades de crescimento profissional, assim como um ambiente de trabalho inspirador, deve fazer parte da cultura organizacional dos varejistas

Atualmente, a alta competitividade é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de modo geral. Porém, quando falamos no varejo supermercadista a pressão é ainda maior, visto que, pelo menos até então, nunca havíamos presenciado tantas novidades em tão pouco tempo.

Depois da ascensão do delivery e do autoatendimento, ao que tudo indica, o futuro aponta para mais tendências e tecnologias capazes de transformar a maneira como os consumidores brasileiros abastecem suas despensas e a jornada de compra acontece. Entre elas, destaque para o uso cada vez maior da Inteligência Artificial (IA) na automatização de processos e melhoria da eficiência operacional e a urgência de criar uma presença digital impactante. Portanto, estar atento às mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo das pessoas, adaptando as estratégias de vendas conforme as constantes evoluções do setor alimentício são fundamentais.

Diante deste cenário, como se conectar com o cliente de forma mais profunda e personalizada, proporcionando-lhe experiências significativas e capazes de fidelizá-los? Um dos caminhos é investir no ativo número um de qualquer negócio: os colaboradores que fazem ele acontecer. Ao valorizar o potencial daqueles que dão sentido a cargos e departamentos, motivando e inspirando as equipes dentro de suas respectivas áreas de atuação, fica mais fácil conquistar vantagem competitiva e sair na frente da concorrência. Aliás, essa costuma ser a carta na manga das organizações bem-sucedidas: pensar na satisfação, no bem-estar e na qualidade de vida de quem faz a roda girar com respeito e empatia.

A boa notícia é que, com o suporte adequado, supermercadistas de todos os portes podem desenvolver uma cultura organizacional na qual tanto o ambiente como a rotina corporativa aumentem os níveis de retenção, engajamento e entrega dos funcionários. Nesse cenário, um dos primeiros passos é a preparação dos líderes. Ao promover o bem-estar da equipe, incentivar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e adotar tecnologias e ferramentas modernas de trabalho, os líderes não apenas motivam suas equipes, mas também as capacitam a alcançar níveis mais altos de eficiência e competitividade.

Mas no que consiste uma liderança eficaz? “Uma liderança eficaz se apoia em quatro fundamentos principais: visão clara, boa comunicação, integridade e empatia”, afirma Camila Lorenz, sócia fundadora da Agência de Gestão e responsável pelo pilar de cultura e desenvolvimento. Segundo Camila, um líder precisa saber aonde quer chegar e transmitir isso de forma inspiradora para sua equipe. Também é essencial que haja uma comunicação clara para que todos saibam seus papéis e como contribuem para os objetivos da empresa. Além disso, agir com honestidade e justiça fortalece a confiança da equipe, e entender as necessidades dos colaboradores melhora o ambiente de trabalho e a produtividade.

Diversidade e inclusão

Outra pauta que se encontra no centro do debate dos Recursos Humanos e que merece atenção de gestores é a de diversidade e inclusão, incluindo a relação entre pessoas de diferentes gerações. “Por exemplo, é essencial entender o que motiva os jovens profissionais, que geralmente valorizam flexibilidade, oportunidades de crescimento e um ambiente ético e sustentável”, pontua a sócia fundadora da Agência de Gestão. Isto é, além de retorno financeiro, as gerações que estão chegando ao mercado de trabalho desejam atuar ao lado de gestões que promovam valores em todas as etapas da trajetória do colaborador de maneira abrangente, consistente, eficiente e permanente.

A liderança eficaz é o catalisador que transforma equipes em verdadeiros motores de sucesso organizacional. Mais do que nunca, ocupar posições estratégicas requer consciência da responsabilidade que é formar times plurais dispostos a passar por treinamentos e capacitações de modo a atingir metas que gerem melhorias internas e tragam resultados concretos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *