BPO de RH: entenda os benefícios de terceirizar a área de Recursos Humanos de uma empresa

BPO de RH: entenda os benefícios de terceirizar a área de Recursos Humanos de uma empresa

O BPO trata-se do processo de contratação de uma empresa terceirizada para assumir integralmente ou parcialmente alguma área de um negócio. Ao contratar um BPO de RH (Recursos Humanos), por exemplo, a empresa repassa parte de suas atividades, como a elaboração do plano de cargos e salários, avaliação de desempenho e mapeamento de necessidades de treinamento, para um time especializado no assunto, proporcionando maior agilidade na implantação das subáreas, qualidade no trabalho e gerando mais economia para o empreendimento.

 Como explica a especialista em recursos humanos da POP RH®, Ana Carolina Ribeiro Guerra, o BPO vem se tornando uma excelente alternativa, já que dessa forma a empresa consegue delegar grande parte de suas demandas e o time interno pode focar nas demais áreas do negócio, as chamadas “core business” ou de maior especialidade do empreendimento.

 “Ao longo dos últimos anos, empresas têm enfrentado a crescente necessidade de redução contínua de custos, especialmente diante das múltiplas instabilidades e crises econômicas. Essa busca pela otimização financeira se configura como um dos principais motivadores para a formação de parcerias com fornecedores de serviços de terceirização de processos de negócios, ou BPO (Business Process Outsourcing)”, comenta Ana Carolina, acrescentando que essa postura pode ser notada pelo alto índice de terceirização em outsourcing no Brasil.

 “O brasil já ocupa a quarta posição no ranking de indústrias globais de terceirização, de acordo com levantamento da A.T Keamey Global Services Location. A perspectiva é que essa tendência de crescimento na adoção de parcerias com BPOs perdure ainda por muitos anos devido a necessidade de eficiência operacional, flexibilidade e adaptação às condições econômicas dinâmicas. Toda essa dinâmica ressalta a importância crescente da terceirização como uma estratégia empresarial viável e sustentável em meio aos desafios do cenário econômico atual”, ressalta a especialista.

 Como comenta Ana Carolina, ao escolher parceiros de BPO confiáveis e alinhados com seus objetivos, as empresas podem alcançar resultados positivos e impulsionar seu crescimento.

 “Ao contratar um BPO de RH a empresa não precisará gastar com uma estrutura de ponta e com profissionais altamente capacitados para ter um serviço de qualidade, já que o BPO oferece tudo isso, dentro das possibilidades do contratante. Além disso, com um time especializado focado nessas tarefas, as rotinas são otimizadas e as conclusões das atividades se tornam mais ágeis e eficazes. Garantindo ainda que, com o suporte e as orientações da empresa parceira, as tomadas de decisões se tornem ainda mais rápidas e estratégicas, focadas sempre na qualidade e no crescimento da companhia”, explica a especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *