Pelúcias e produtos de beleza se destacam nas vendas para o Dia dos Namorados

Pelúcias e produtos de beleza se destacam nas vendas para o Dia dos Namorados

Segmentos registraram aumento nas vendas em 2023 e devem ser destaque este mês

O Dia dos Namorados continua se destacando como uma data importante para o varejo brasileiro. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, revelam uma movimentação significativa nas vendas nos segmentos de beleza e brinquedos durante o período.

O mercado de produtos de beleza registrou um crescimento de 7,2% no Dia dos Namorados de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Embora o peso das vendas de junho para o ano anterior tenha se mantido praticamente estável, representando 8% do total das vendas anuais – uma leve queda de 0,2 pontos percentuais em relação a 2022 – o mês continua sendo extremamente relevante, ocupando a quarta posição no ranking anual, logo após o período das vendas para o Dia das Mães. Na comparação entre categorias, maquiagem liderou o crescimento com um aumento de 11,6%, seguida pelas fragrâncias femininas com 7,7% e fragrâncias masculinas registrando 5,4% de crescimento.

Durante o mês de junho do ano passado, as categorias de fragrâncias femininas e masculinas ganharam destaque. As fragrâncias femininas, por exemplo, representaram 32,6% de todas as vendas do mês, 1 ponto percentual acima da média anual de 31,6%. As fragrâncias masculinas também mostraram um desempenho forte, representando 22,6% das vendas no mesmo período, 1,7 pontos percentuais acima da média anual de 20,9%.

Também no mesmo período, a venda de frascos de 30ml foi a que teve mais destaque entre as fragrâncias femininas e cresceu 17% em relação a junho do ano anterior, número 1,2 pontos percentuais acima da média anual. Já nas masculinas, a tendência é de embalagens de 100ml e 200ml, que registraram um aumento de 14%, cada, 2 pontos percentuais acima.

Os kits de perfume são produtos muito comercializados durante o Dia dos Namorados. O volume de vendas praticamente empata com o Dia das Mães, datas que só ficam atrás do Natal. Em junho de 2023, os kits de perfume representaram 10,7% das vendas do mês, enquanto no restante do ano mantém uma média de 9%. Além disso, as vendas cresceram 6,3% se comparados ao ano de 2022.

Mercado de Brinquedos

As pelúcias são muito procuradas durante o período e fazem aquecer as vendas no mercado de brinquedos. Em 2023, na comparação entre as duas semanas que abrangem a data – entre os dias 5 e 18 de junho – com as duas semanas anteriores – entre 22 de maio e 04 de junho – as vendas de pelúcias cresceram 43%. Com isso, a supercategoria de pelúcias saltou duas posições, passando da 9ª para a 7ª posição no período, superando outras supercategorias como “Faz de Conta” e “Blocos de Montar”.

Os dados levantados pela Circana, reforçam a importância do Dia dos Namorados para o varejo, em especial nos segmentos de brinquedos e beleza, destacando a preferência dos consumidores por presentes especiais nessa data comemorativa.

Crédito da foto: Pexels

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *