Germed salta para 4ª posição no mercado de genéricos

Germed salta para 4ª posição no mercado de genéricos

Objetivo é dobrar faturamento em até 4 anos

A Germed, laboratório farmacêutico do Grupo NC, subiu da 8ª para 4ª posição no ranking das fabricantes de genéricos, com um faturamento inédito de cerca de R$ 1,2 bilhão em 2023 – que representa um crescimento de 25% na comparação com 2022, segundo a consultoria IQVIA (PPP/FEV-2024). No período, a empresa comercializou um volume recorde de 117 milhões de unidades (caixas) de medicamentos e passou a deter 6,5% de market share. Para 2024, a meta é faturar R$ 1,4 bilhão, que corresponderá a um avanço de 19%, mantendo a nova posição conquistada no ranking.

De acordo com Caue Nascimento, diretor-executivo de genéricos do Grupo, o desempenho foi conquistado com base em um novo modelo de gestão, que recuperou o propósito da companhia e teve como pilares a valorização e motivação dos colaboradores, além dos investimentos em reposicionamento de marca, tecnologia e mídia, em qualificação da malha de distribuição de medicamentos e adoção de estratégia go-to-market. “Queremos construir um grande laboratório de medicamentos genéricos do Brasil e dobrar o faturamento da Germed nos próximos 4 anos. Estamos apenas no início desta nova história que começa a ser escrita pela companhia”, afirma.

De 2020 a 2024, a empresa também se debruçou na renovação e atualização do portfólio, focando nas marcas mais representativas para a Germed e para o setor. “A formatação de um novo pipeline mais estratégico de produtos, com vários lançamentos, levou à otimização do nosso portfólio, agregando mais inovação e exclusividade a pacientes e clientes. Nossa intenção é trazer ao mercado cada vez mais moléculas e extensões de linhas também de medicamentos de prescrição (que necessitam de receituário médico) e que ainda não contam com versão genérica.

Uma estratégia que tem se mostrado assertiva para uma empresa que tem o propósito de permanecer entre as primeiras no segmento”, explica Gustavo Possani, diretor-adjunto de marketing da Germed. No último trimestre de 2023, os produtos lançados pela Germed responderam por 12,4% do resultado da companhia, a maior representatividade alcançada por lançamentos entre as dez primeiras indústrias de genéricos no ranking nacional. Só em 2024, até junho, já foram feitos 7 lançamentos de produtos pela empresa.

Segundo Possani, outro grande impacto positivo no crescimento foi o recente trabalho de desenvolvimento da nova logomarca, identidade visual e verbal, e construção de novas embalagens com design moderno e clean, visando tornar a marca mais jovem, leve e próxima, com fácil reconhecimento nos pontos de venda. “Toda essa transformação teve o objetivo de reforçar esse nosso movimento de evolução associado à nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada. Uma mudança que foi muito bem recebida pelos nossos públicos de relacionamento”, conta.

Equipe, tecnologia e novas estratégias

Com relação a pessoas, o primeiro passo foi readequar perfis profissionais e estabelecer atribuições, além de implementar uma rotina de celebrações, reconhecimentos e realizar promoções e contratações alinhadas com a cultura da empresa. Também foi criado um plano estratégico estruturado de endomarketing e investido em treinamento e desenvolvimento da liderança. “Como resultado, conquistamos a certificação GPTW, em 2023, e passamos a reconhecer nosso time de acordo com a performance. De 4,6%, em 2020, chegamos a 30% do time reconhecido em 2024″, conta Caue Nascimento.

Nascimento destaca, ainda, as novas estratégias para promoção e venda dos produtos para distribuidores. A adoção de novas tecnologias e canais para suportar o tamanho e o crescimento do negócio está entre as mais relevantes. Também aumentamos nossa força de vendas de 89 para 130 pessoas; passamos a estar em 20 estados do país; e criamos uma estrutura de gestão mais eficiente e personalizada, dedicada ao atendimento das médias e pequenas contas”, acrescenta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *