Investimentos em sustentabilidade e expansão fortalecem Durlicouros no mercado internacional

Investimentos em sustentabilidade e expansão fortalecem Durlicouros no mercado internacional

Com 8 plantas no Brasil e uma no Paraguai, empresa expande sua presença internacional com aquisição de planta no México

A Durlicouros (Durli Leathers), empresa brasileira especializada em curtimento de couros wet blue, crust e acabado, reafirma sua posição como uma das líderes mundiais na produção sustentável de couro automotivo, com a produção de couro de alta qualidade para o mercado internacional. Um passo crucial para esta movimentação vem com a expansão global que a empresa tem planejada, como por exemplo, com a recente aquisição de uma planta no México.

Com uma produção mensal de 500 mil peles, a Durlicouros fornece para as principais empresas associadas em todo o mundo. O couro animal brasileiro, preferido por sua durabilidade e sustentabilidade, tornou-se uma escolha cada vez mais natural para as montadoras, com algumas retornando ao couro natural após experimentar alternativas sintéticas.

“A Durlicouros tem sido um catalisador dessa mudança, fornecendo um material certificado e integrado a uma cadeia sustentável de produção”, analisa Evandro Durli, diretor da Durlicouros.

A presença global da marca pode ser medida com o número de marcas automotivas que acabam sendo clientes finais e recebem o couro da marca brasileira, como Hyundai na Coreia do Sul, Toyota, Honda e Nissan no Japão, GM e BMW na América do Norte, e carros da Stellantis e FCA no mercado europeu.

“Estamos posicionados como o terceiro elo na cadeia de fornecimento, o que chamamos de Tier 3. A nossa ideia é que a Durlicouros desempenhe um papel vital na garantia de um abastecimento consistente e confiável para empresas automotivas em todo o mundo. Nosso compromisso com a qualidade, sustentabilidade e inovação nos coloca em uma posição única para ocupar espaço dentro deste setor tão competitivo que é o de couro automotivo”, comenta Ricardo Rommel, gerente de vendas automotivas para o mercado do exterior da Durli.

Investimento internacional

Com 8 plantas no Brasil e tendo uma no Paraguai, a Durlicouros ainda busca expandir sua presença internacional neste ano, com a recente aquisição de uma planta em León, no México.

“Esse investimento estratégico não apenas fortalece sua capacidade de atender à crescente demanda global por couro automotivo de alta qualidade, mas também reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência em todas as etapas da produção. Essa é uma unidade capaz de produzir mais de 1.2 milhão por ano”, explica o diretor.

Saiba mais sobre a Durlicouros

Com mais de 60 anos de história, a Durlicouros é reconhecida pela excelência e tradição na indústria de couro, como fornecedor global de wet blue e crust de alta qualidade para indústria automotiva, de mobiliário e calçadista.

Uma das pioneiras nas questões de rastreabilidade e sustentabilidade na cadeia do couro, a empresa opera com dez unidades industriais, sendo oito no Brasil, uma no México e uma no Paraguai, todas certificadas LWG Gold, produzindo mais de 6 milhões de peles por ano e exportando para os principais mercados da Ásia, Europa e Estados Unidos. A empresa conta com aproximadamente 1,5 mil funcionários e trabalha com constantes investimentos nas áreas de pesquisa e inovação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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