Paraná Banco coloca em prática ações ESG que contribuem com os paranaenses

Uso de energia eólica, redução de metas de CO2, descarte correto de resíduos sólidos e projetos sociais são algumas medidas adotadas
Há 45 anos presente no mercado de crédito consignado brasileiro, sobretudo, em Curitiba, onde tudo começou, o Paraná Banco sempre teve como premissa oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos paranaenses.
Em relação ao meio ambiente, destaca-se a parceria do Paraná Banco com a Composta+, que auxilia no descarte correto de resíduo sólido na sede do banco. Houve um treinamento com os colaboradores e, em apenas três meses de vigência (janeiro a março de 2024), na sede do PB, que funciona com regime de trabalho híbrido, foram revertidos 0,74 tonelada de lixo orgânico em adubo orgânico. A empresa também incentivou os colaboradores a fazerem a parceria e adotar a prática em suas residências, reduzindo o valor da mensalidade da Composta+.
Pensando em sempre melhorar suas práticas sustentáveis, outra importante ação realizada junto à Composta+ foi a produção de estudos para ajudar o banco a estabelecer uma meta. Dessa forma, para este ano, o Paraná Banco fará a redução de 20% de CO2 em resíduos orgânicos e 5% em energia elétrica.
Em relação à reciclagem – outra medida priorizada pela instituição e que segue em crescimento –, apresentou bons números nos dois últimos anos: somente em 2022, foram coletados 412,3 kg; e, em 2023, esse número triplicou: 1.224 kg. Isso mostra que cada vez mais os colaboradores estão inseridos e colocando em prática toda iniciativa sustentável adotada.
A sede do PB conta ainda com a captação de água da chuva, com economia já contabilizada em 126 mil litros de água.
Em setembro de 2024, o pioneirismo continuará presente com a migração para o mercado livre de energia. Em 2023, o consumo de energia elétrica foi de 309.450 Kw/h por ano (sede e lojas). Após a conclusão do inventário de emissão de CO2 no primeiro trimestre de 2024, o banco plantou 649 mudas de árvores na cidade de Marabá Paulista (SP), por meio de parceiro externo.
Ações sociais no Paraná
Na área social são diversos projetos durante todo o ano conectando com toda a estratégia do banco. “No final do ano passado, em parceria com a ONG 5C de Paranaguá, realizamos uma ação voltada às crianças, levamos para a ilha de Piaçaguera presentes e fizemos um café da manhã com a comunidade”, explica Paola Portes.
Em 2023, houve a ação Volta às Aulas PB, que realizou a entrega de 160 kits escolares para instituições que atendem crianças e adolescentes carentes de Curitiba, Paranaguá e Matinhos.
O calendário de ações incluiu ainda a campanha de inverno “Aquecendo Sorrisos”, que realizou a entrega de 230 cobertores ao Lar dos Idosos Recanto Tarumã. Por meio de destinação fiscal, o Paraná Banco apoiou ao Fundo do Idoso, com ajuda ao Hospital Santa Casa de Curitiba.
Nos próximos meses, a agenda continua com campanhas do Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia Internacional do Idoso, Novembro Azul e Natal. Atualmente, o banco está ajudando as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Joel Malucelli, que cedeu aeronaves e caminhões para levar os materiais arrecadados pelas empresas do grupo. Só no Paraná Banco, foram arrecadados mais de 2 mil itens, entre roupas de adultos e crianças, alimentos, brinquedos, água e alimentos não perecíveis.
Governança
Com aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em 8 estados brasileiros, o Paraná Banco mantém um compromisso voltado à saúde e ao bem-estar e chega à marca de seis anos com a conquista do selo Great Pleace to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil. O selo é um dos certificados mais importantes no que se refere à gestão de pessoas.
Entre os projetos, há o programa de serviço social e de assistência psicológica, com consultas on-line gratuitas, campanhas de vacinação para colaboradores e familiares e o Clube de Vantagens PB, que possibilita diversas parcerias para os colaboradores, como descontos em escolas de idiomas e instituições de ensino, além da PB Academy (universidade corporativa online) e o PBTalk, que traz especialistas do mercado para compartilhar conhecimento. No ano passado, foram mais de 4 mil horas de treinamento com a participação de 452 colaboradores.
Todas essas iniciativas estão alinhadas aos direcionamentos estratégicos da companhia e são avaliadas pela Comissão ESG. Criada em 2022, a Comissão é composta por um time multidisciplinar que analisa os resultados alcançados e propõe novas iniciativas.