Paraná Banco coloca em prática ações ESG que contribuem com os paranaenses

Paraná Banco coloca em prática ações ESG que contribuem com os paranaenses

Uso de energia eólica, redução de metas de CO2, descarte correto de resíduos sólidos e projetos sociais são algumas medidas adotadas

Há 45 anos presente no mercado de crédito consignado brasileiro, sobretudo, em Curitiba, onde tudo começou, o Paraná Banco sempre teve como premissa oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos paranaenses.
Em relação ao meio ambiente, destaca-se a parceria do Paraná Banco com a Composta+, que auxilia no descarte correto de resíduo sólido na sede do banco. Houve um treinamento com os colaboradores e, em apenas três meses de vigência (janeiro a março de 2024), na sede do PB, que funciona com regime de trabalho híbrido, foram revertidos 0,74 tonelada de lixo orgânico em adubo orgânico. A empresa também incentivou os colaboradores a fazerem a parceria e adotar a prática em suas residências, reduzindo o valor da mensalidade da Composta+.
Pensando em sempre melhorar suas práticas sustentáveis, outra importante ação realizada junto à Composta+ foi a produção de estudos para ajudar o banco a estabelecer uma meta. Dessa forma, para este ano, o Paraná Banco fará a redução de 20% de CO2 em resíduos orgânicos e 5% em energia elétrica.
Em relação à reciclagem – outra medida priorizada pela instituição e que segue em crescimento –, apresentou bons números nos dois últimos anos: somente em 2022, foram coletados 412,3 kg; e, em 2023, esse número triplicou: 1.224 kg. Isso mostra que cada vez mais os colaboradores estão inseridos e colocando em prática toda iniciativa sustentável adotada.
A sede do PB conta ainda com a captação de água da chuva, com economia já contabilizada em 126 mil litros de água.
Em setembro de 2024, o pioneirismo continuará presente com a migração para o mercado livre de energia. Em 2023, o consumo de energia elétrica foi de 309.450 Kw/h por ano (sede e lojas). Após a conclusão do inventário de emissão de CO2 no primeiro trimestre de 2024, o banco plantou 649 mudas de árvores na cidade de Marabá Paulista (SP), por meio de parceiro externo.

Ações sociais no Paraná

Na área social são diversos projetos durante todo o ano conectando com toda a estratégia do banco. “No final do ano passado, em parceria com a ONG 5C de Paranaguá, realizamos uma ação voltada às crianças, levamos para a ilha de Piaçaguera presentes e fizemos um café da manhã com a comunidade”, explica Paola Portes.
Em 2023, houve a ação Volta às Aulas PB, que realizou a entrega de 160 kits escolares para instituições que atendem crianças e adolescentes carentes de Curitiba, Paranaguá e Matinhos.
O calendário de ações incluiu ainda a campanha de inverno “Aquecendo Sorrisos”, que realizou a entrega de 230 cobertores ao Lar dos Idosos Recanto Tarumã. Por meio de destinação fiscal, o Paraná Banco apoiou ao Fundo do Idoso, com ajuda ao Hospital Santa Casa de Curitiba.
Nos próximos meses, a agenda continua com campanhas do Outubro Rosa, Dia das Crianças, Dia Internacional do Idoso, Novembro Azul e Natal. Atualmente, o banco está ajudando as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Joel Malucelli, que cedeu aeronaves e caminhões para levar os materiais arrecadados pelas empresas do grupo. Só no Paraná Banco, foram arrecadados mais de 2 mil itens, entre roupas de adultos e crianças, alimentos, brinquedos, água e alimentos não perecíveis.

Governança

Com aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em 8 estados brasileiros, o Paraná Banco mantém um compromisso voltado à saúde e ao bem-estar e chega à marca de seis anos com a conquista do selo Great Pleace to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil. O selo é um dos certificados mais importantes no que se refere à gestão de pessoas.
Entre os projetos, há o programa de serviço social e de assistência psicológica, com consultas on-line gratuitas, campanhas de vacinação para colaboradores e familiares e o Clube de Vantagens PB, que possibilita diversas parcerias para os colaboradores, como descontos em escolas de idiomas e instituições de ensino, além da PB Academy (universidade corporativa online) e o PBTalk, que traz especialistas do mercado para compartilhar conhecimento. No ano passado, foram mais de 4 mil horas de treinamento com a participação de 452 colaboradores.
Todas essas iniciativas estão alinhadas aos direcionamentos estratégicos da companhia e são avaliadas pela Comissão ESG. Criada em 2022, a Comissão é composta por um time multidisciplinar que analisa os resultados alcançados e propõe novas iniciativas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *