Varejo têxtil tem boas expectativas para o Dia dos Pais
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. Foto divulgação.
Desaceleração dos preços e do recuo dos juros contribuem para o aumento das vendas
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) tem boas perspectivas em relação às vendas para o Dia dos Pais, que será celebrado em 11 de agosto. Em 2023, a data registrou um volume de vendas de cerca de R$ 7,67 bilhões, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Do valor total, R$ 3,64 bilhões foram gastos com vestuário, calçados e acessórios.
A expectativa da ABVTEX é de que, em 2024, a data comemorativa registre um crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior.
“Acreditamos que o consumidor estará mais atento não apenas aos preços, mas ao fator qualidade de produtos já que as grandes redes de varejo de moda nacional atendem às normas de conformidade estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
Lima aponta ainda: “Vamos avaliar o comportamento das vendas”. A desaceleração dos preços e do recuo na taxa de juros ao consumidor devem contribuir também para uma maior movimentação para o varejo durante as próximas datas comemorativas. Além disso, a Intenção de Consumo das Famílias tem avançado gradualmente nos últimos três meses, de acordo com a CNC, o que deve favorecer as compras para o Dia dos Pais.
A categoria de roupas e acessórios é a que costuma ter maior saída como presente para os pais, em especial camisetas, calças jeans, camisas, bermudas, tênis e sapatos. Com um mix variado de produtos e promoções especiais, as lojas do setor estão preparadas para atender a demanda dos consumidores e oferecer opções criativas para presentear os pais. A expectativa é de que as vendas sejam impulsionadas tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico, acompanhando as tendências de consumo e a preferência dos clientes por canais de compra seguros e práticos.
“As associadas à ABVTEX sempre se empenham em adotar estratégias diferenciadas, em busca de ofertar um mix que atraia o consumidor com looks cada vez mais completos e que possam ser usados em diversas ocasiões”, complementa Lima.