Varejo têxtil tem boas expectativas para o Dia dos Pais

Varejo têxtil tem boas expectativas para o Dia dos Pais
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. Foto divulgação.

Desaceleração dos preços e do recuo dos juros contribuem para o aumento das vendas

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) tem boas perspectivas em relação às vendas para o Dia dos Pais, que será celebrado em 11 de agosto. Em 2023, a data registrou um volume de vendas de cerca de R$ 7,67 bilhões, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Do valor total, R$ 3,64 bilhões foram gastos com vestuário, calçados e acessórios.

A expectativa da ABVTEX é de que, em 2024, a data comemorativa registre um crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior.

“Acreditamos que o consumidor estará mais atento não apenas aos preços, mas ao fator qualidade de produtos já que as grandes redes de varejo de moda nacional atendem às normas de conformidade estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Lima aponta ainda: “Vamos avaliar o comportamento das vendas”. A desaceleração dos preços e do recuo na taxa de juros ao consumidor devem contribuir também para uma maior movimentação para o varejo durante as próximas datas comemorativas. Além disso, a Intenção de Consumo das Famílias tem avançado gradualmente nos últimos três meses, de acordo com a CNC, o que deve favorecer as compras para o Dia dos Pais.

A categoria de roupas e acessórios é a que costuma ter maior saída como presente para os pais, em especial camisetas, calças jeans, camisas, bermudas, tênis e sapatos. Com um mix variado de produtos e promoções especiais, as lojas do setor estão preparadas para atender a demanda dos consumidores e oferecer opções criativas para presentear os pais. A expectativa é de que as vendas sejam impulsionadas tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico, acompanhando as tendências de consumo e a preferência dos clientes por canais de compra seguros e práticos.

“As associadas à ABVTEX sempre se empenham em adotar estratégias diferenciadas, em busca de ofertar um mix que atraia o consumidor com looks cada vez mais completos e que possam ser usados em diversas ocasiões”, complementa Lima.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *