Com a tecnologia, corretores de imóveis encontram formas de se reinventar na profissão

Com a tecnologia, corretores de imóveis encontram formas de se reinventar na profissão

Profissionais têm apostado em novas ferramentas para difundir informações e crescer na profissão

No meio tecnológico, as redes sociais surgem como uma forte ferramenta de comunicação e marketing, conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Para os corretores de imóveis, usar a tecnologia a favor das vendas tem gerado valor, impulsionado o fechamento de negócios e, por consequência, se tornado uma ferramenta de reinvenção da profissão. Além disso, a plataforma digital permite que o comprador, de qualquer lugar, acesse informações detalhadas sobre o loteamento, como a vista, a área e as dimensões.

Seja na busca pela casa perfeita, no investimento certo ou na concretização de um contrato, os profissionais estão se reinventando para atrair e buscar um local ideal para o cliente. Celebrar o Dia dos Corretores, nesta terça-feira, dia 27, é recordar a profissão que, somente em março deste ano, atingiu a marca de mais de 630 mil corretores imobiliários e 70 mil imobiliárias, no Brasil. Ou seja, um aumento de cerca de 23% e 6%, respectivamente, em comparação com um ano atrás, segundo dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Este é um marco significativo para a história do país, mas também para as incorporadoras que contam com a colaboração desses profissionais. “A maneira de vender e de se comunicar com o público tem evoluído significativamente nos últimos anos. O Corretor de Imóveis está mais conectado com as redes sociais e ao mercado do que nunca. E, é claro, a JS Empreendimentos reconhece a importância deste profissional que faz a diferença na vida dos nossos clientes”, destaca o diretor de Operações da JS Empreendimentos, Fabio Luiz Siedschlag.

Vídeos profissionais no Instagram

Nos últimos anos, os corretores têm usufruído das redes sociais, como o Instagram, para divulgar os terrenos, casas e apartamentos com vídeos elaborados. Como é o caso do Gabriel Marcon de Medeiros, de 24 anos, que iniciou na carreira há três anos. De acordo com Gabriel, o gosto por vendas sempre esteve na família, exclusivamente no campo alimentício.

Durante a época de escola, dividia seu tempo entre os estudos e o trabalho em uma loja de materiais de construção. Foi nesse período que ele conquistou a confiança de um comprador, sem imaginar que, em breve, esse cliente se tornaria seu parceiro no ramo imobiliário. “Como ele gostava de mim e sempre comprava comigo, me fez o convite para ir trabalhar com ele na sua imobiliária. Eu não fazia ideia de como funcionava, mas comecei na área com muito foco e determinação”, conta.

Em pouco tempo, Gabriel vendeu lotes, casas e apartamentos e, há oito meses, deu um passo ousado e abriu sua própria empresa, a Gabriel Marcon Imóveis. Hoje, seu forte é o uso das redes sociais como forma de venda. “Algum tempo atrás, era difícil quem produzia um conteúdo para a mídia, porém o mercado imobiliário tem se voltado para o meio digital e agora é diferente. Gosto de fazer uma visita ao loteamento e gravar vídeos com as informações do local e diferencias”, enfatiza.

De amigos de infância à fechamento de contrato

Uma das histórias que marcou a profissão do corretor foi a venda de uma casa para seu amigo de infância, Lucas Rosa. Nós nos criamos praticamente juntos, morávamos na mesma rua e sempre jogamos futebol ao lado um do outro. Ao longo desse tempo, desenvolvemos uma conexão de irmãos, e vender o imóvel para ele e sua esposa, reforçou ainda mais a nossa amizade”, descreve.

Esses momentos não apenas evidenciam sua trajetória profissional, mas também dão um propósito a mais à sua carreira. “Não vendo só casas, mas história para outras pessoas. Esta é a maior realização que há para mim. Seja uma mãe solteira ou casal que está em busca da primeira casa, conseguir ajudá-los não tem preço. É gratificante saber que contribuo para a felicidade de alguém que, como o Lucas, faz parte da minha própria história”, frisa.

Uma venda inesperada

Por outro lado, para Junior Ferrari, o ingresso na profissão começou com um pedido de ajuda. Embora o mercado imobiliário não fizesse parte de seu ambiente familiar, ele aceitou o convite de um amigo da família para auxiliá-lo na venda de um terreno. Como em todo começo de carreira, surgiram algumas incertezas se estava no caminho certo, mas Ferrari contou com a ajuda de sua esposa, Raquel Luiz, que deu todo apoio necessário para acessar o mercado imobiliário. Ele deu os primeiros passos na profissão e em seguida, sua mulher. Hoje, os dois possuem curso especializado na área de corretagem e comandam a própria empresa.

Aos 33 anos de idade e com três anos de experiência no mercado imobiliário, a negociação que mais marcou sua trajetória foi a venda de um apartamento para uma antiga conhecida. “Era uma cliente que hoje mora fora do Brasil e por nos conhecer, comprou um imóvel por uma ligação de vídeo chamada. Fiquei muito feliz com esta venda, pois ela confiou em nosso trabalho, e conseguimos ver o que o poder de um bom relacionamento, caráter e honestidade ao longo dos anos nos trazem bons frutos”, complementa.

Para Ferrari, o uso das redes sociais não são o foco da estratégia de vendas, por mais que ele use para se posicionar, acredita que a indicação de um atendimento de excelência prestado ao cliente, gera um retorno ainda mais consolidado. “Busco sempre o melhor para minha família, por isso, vendo os imóveis com a máxima qualidade e honestidade para com os nossos clientes”, determina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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