Emprego temporário em 2024? A busca começa agora

Emprego temporário em 2024? A busca começa agora

Lojas, indústrias e distribuidoras estão buscando mão de obra

Black Friday, Natal, festas de fim de ano… enquanto 2024 vai afunilando seu calendário, as datas festivas mais importantes do ano começam a dar o sinal da graça. Mais gente consumindo, décimo-terceiro chegando, e o comércio começando a se aquecer novamente. Mas se você acha que este aumento na produção e nas vendas vai acontecer apenas quando chegarem as festas e está se preparando para conseguir uma vaga temporária, é melhor começar a procurar agora.

Se a meta for conseguir um emprego temporário, a procura deve começar agora, como explica a gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda: “Lojas, fábricas, distribuidoras e toda a cadeia que envolve vendas de fim de ano já estão em busca de mão de obra para esses dias. Para que os picos tradicionais de vendas consigam entregar tudo no prazo, a produção começa agora, com as contratações e expansão das operações”.

A especialista lembra que nem todos os temporários serão contratados em definitivo, mas essa experiência cria novos laços e amplia o currículo, e servem principalmente como um cartão de visitas do talento individual de cada profissional.

“Muitas vagas são perfeitas não apenas para uma renda extra, mas para conseguir uma abertura direta no mercado de trabalho, mostrando trabalho em ação. Muitas vagas nem pedem experiência, uma vantagem interessante para quem está parado há anos ou mesmo para jovens que estão querendo uma brecha para mostrar serviço”.

No entanto, Karina lembra que antes de se candidatar para um trabalho temporário, é bom analisar quais são as opções. Existem oportunidades para vendas, para produção, limpeza, logística e até mesmo segmentos que nem sempre estão no radar, como estoque. O importante é se sentir bem e não focar apenas em uma única opção:

“Muitos podem se frustrar se tentarem apenas trabalhos como vendedores. E a ideia é começar uma carreira. Quem sabe o seu talento possa ser reconhecido em algum outro setor? Mais importante do que estar trabalhando é se sentir motivado o suficiente para entender que esta é uma porta gigantesca que se abre e, uma vez na empresa, é entregar resultados e ser visto como um futuro profissional para ser contratado em definitivo” finaliza Pelanda.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *