Empresas de tecnologia auxiliam na adequação da Nova Lei de Apostas Esportivas no Brasil

Empresas de tecnologia auxiliam na adequação da Nova Lei de Apostas Esportivas no Brasil

Por meio de soluções inovadoras, players podem ajudar companhias do ramo de apostas a cumprir os requisitos legais

Recentemente, foi implementada no Brasil a Nova Lei de Apostas Esportivas (Lei nº 14.790/23), que trouxe uma série de mudanças significativas para o segmento. Dentre elas, destaca-se a obrigatoriedade da autenticação dos apostadores pelas operadoras. Essa medida visa garantir a segurança das transações, prevenir fraudes e promover o jogo responsável. Com isso, veio também uma oportunidade de negócio para empresas de tecnologia e cibersegurança, que podem auxiliar os players a se adequarem à norma.

Para Igor Castroviejo, diretor comercial da 1datapipe, ferramenta de consumer insights baseada em Inteligência Artificial, a nova regra é fundamental para o mercado de apostas, tornando as transações mais justas e seguras. “Por meio da verificação de identidade de cada usuário que joga nessas plataformas, as operadoras conseguem impedir diversos tipos de fraudes, como a criação de contas falsas e o uso de dados de terceiros nos jogos”, explica.

O profissional também aponta que outros problemas mais graves podem ser evitados com essa lei. “Ela traz mais transparência, evitando, por exemplo, a  lavagem de dinheiro, já que diversas pessoas que enriquecem ilegalmente alegam que conseguiram tal quantia fazendo apostas. Além disso, com a identidade do apostador em mãos, as empresas podem agir rapidamente caso identifiquem riscos associados ao jogo, como o vício”, complementa.

Em relação à aplicação das regras, Igor Castroviejo explica que empresas de tecnologia e cibersegurança já oferecem soluções completas para que os players do ramo estejam de acordo com a lei sem preocupações. “Companhias especializadas em identidade digital, por exemplo, conseguem fazer uma verificação automática de diversos documentos como RG e CPF por meio de modelos estatísticos, fontes de dados alternativos e Inteligência Artificial. Com isso, conseguem comprovar se, de fato, aquela pessoa que está fazendo uma transação na plataforma é de fato quem ela diz ser”, acrescenta.

Além disso, os modelos antifraudes estão cada vez mais avançados, podendo prever acessos não autorizados e proteger a identidade dos usuários. “Por meio de análise de dados de última geração, é possível identificar e eliminar os riscos já no início da utilização. Isso porque já existem no mercado soluções capazes de integrar dados alternativos e, com isso, saber todas as pegadas digitais de quem está tentando acessar, avaliando comportamento online e também se o e-mail ou telefone são confiáveis, além do endereço de IP da máquina”.

Com isso, o profissional finaliza dizendo da importância da Inteligência Artificial na proteção de dados dos usuários das plataformas, trazendo mais confiança e prosperidade para as companhias. “Um levantamento da Associação de Investigadores de Fraudes Certificados (ACFE) e da SAS mostrou que 46% dos trabalhadores das áreas antifraude nas empresas da América Latina  já se utilizam de soluções de IA e Machine Learning em seu dia a dia, ritmo que deve triplicar até o fim do ano que vem. Com isso, podemos assegurar que o setor de apostas pode se beneficiar desse tipo de solução para se adequar à lei e, de quebra, ter mais sucesso nos negócios”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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