Fraudes são pesadelos para os empresários

Fraudes são pesadelos para os empresários

Existem maneiras de se proteger dessas ameaças

A preocupação com fraudes no Brasil cresceu significativamente. Em apenas 12 meses, 58% das empresas relataram maior atenção a esse problema, de acordo com uma pesquisa da Serasa Experian. O aumento é ainda mais acentuado entre os grandes negócios, com 68% deles demonstrando aflição nesse sentido. A questão está logo atrás de “conquistar mais clientes” como o principal objetivo dos executivos para 2024.

Com o avanço da digitalização, vieram as ameaças constantes. Segundo o levantamento, a prioridade dos investimentos em proteção subiu do quinto lugar, em 2023, para o terceiro, em 2024. Os maiores medos incluem vazamento de dados dos consumidores (49%), perdas financeiras (48%) e divulgação de informações próprias (39%).

Importância da proteção nas empresas

De acordo com o diretor de prevenção e autenticação à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, a tecnologia trouxe muitos benefícios, mas também abriu portas para golpistas. “Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, é preciso reconhecer a importância da segurança para mitigar riscos”.

CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, reforça: “estamos comprometidos em fornecer soluções de ponta para resguardar dados e operações. Ainda, garantimos autenticidade e segurança em cada transação”. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

Gestão de documentos: localize arquivos assinados facilmente e gerencie todo o ciclo de vida deles.

Assinatura digital com validade jurídica: essa alternativa possui validade jurídica, garantindo segurança e autenticidade.

Ferramenta de visto e assinatura em lote: facilite processos internos solicitando vistos antes da conclusão do acordo e assine múltiplos documentos de uma só vez.

Dicas para consumidores e empresas

Para manter a segurança e evitar riscos, tanto as corporações quanto os indivíduos podem adotar medidas de proteção. Confira algumas dicas:

Para consumidores:

Segurança de dados: utilize senhas fortes e mantenha seus documentos e dispositivos seguros.

Desconfie de ofertas suspeitas: ofertas com preços muito abaixo do mercado podem ser tentativas de fraude.

Cuidado com links e arquivos: não clique em links desconhecidos e desconfie de arquivos recebidos por redes sociais.

Cadastre chaves Pix com segurança: confie apenas nos canais oficiais dos bancos.

Monitore seu CPF: verifique regularmente para garantir que não foi vítima de fraude.

Para empresas:

Análise de compras: invista em camadas preditivas para analisar o comportamento dos clientes.

Verificação de cadastros: atualize as informações para verificar a veracidade.

Mencaci acrescenta: “investir nessas soluções é fundamental para a sustentabilidade e a confiança das organizações”. Na Assine Bem, a experiência segura é garantida ao usuário.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *