CORE-PR quer incentivar mais mulheres a se tornarem representantes comerciais

CORE-PR quer incentivar mais mulheres a se tornarem representantes comerciais

O objetivo é destacar as muitas oportunidades da profissão, fundamental para a economia do Paraná

Os números evidenciam a importância dos representantes comerciais para o estado. Atualmente, há 18.976 representantes registrados na Receita Federal no Paraná, contribuindo significativamente para o progresso e a dinamização do mercado local. O valor total transacionado por esses profissionais atinge impressionantes R$ 106,4 bilhões, representando 16,45% do PIB estadual.

Um dado relevante é que cerca de 33,79% dos representantes comerciais têm um faturamento bruto mensal entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Isso demonstra a viabilidade econômica da profissão e a possibilidade de crescimento financeiro para aqueles que se dedicam e buscam constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Apesar desse cenário promissor, a participação das mulheres na profissão ainda é tímida. De acordo com Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná), apenas 11% das empresas registradas no Conselho são lideradas por mulheres.

“Em um mundo tão equilibrado, ter tão poucas mulheres na profissão mostra que estamos no caminho errado. Queremos atrair mais mulheres para a representação comercial. Precisamos inverter essa tendência, com uma participação mínima de 35% a 40% de mulheres nesse mercado,” afirma Nauiack.

Desafios e Soluções

Historicamente, a logística diária tem sido um desafio para as mulheres, dificultando a conciliação entre vida familiar e profissional. “A tecnologia tem ajudado muito na organização das rotas e até na redução do tempo das viagens. O modelo de trabalho evoluiu, e a representação comercial é uma profissão para todos.”

Vantagens da Profissão

Muitas representantes comerciais apreciam a flexibilidade da profissão, que permite a organização do próprio tempo e agenda.

As dicas do CORE-PR para as mulheres interessadas em seguir na representação comercial incluem identificar-se com o produto, gostar de se comunicar e de vender. Independentemente do gênero, o fundamental, segundo Nauiack, é manter-se atualizado e comprometido com as atividades da empresa representada, bem como com as necessidades e expectativas dos clientes.

“Não podemos buscar e oferecer o melhor da nossa profissão se não estivermos alinhados e comprometidos. É importante conhecer profundamente a atividade da empresa que represento e também entender muito bem o cliente para continuar oferecendo o mesmo produto sempre com a mesma eficiência,” conclui Nauiack.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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