Head de inovação da Jaguar-Land Rover ministra workshop na Casa Lide Paraná

Igor Mazaki tem um método prático para implementar a cultura criativa em qualquer organização
Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover, participou na última quinta-feira (8) do workshop “Inovação sem complicação”, promovido pelo Lide Paraná, para falar sobre como inovar de forma estratégica e alavancar resultados. Durante o evento, o especialista desmistificou o conceito comum de inovação, mostrando que a inovação não é um privilégio de grandes corporações, mas sim uma ferramenta acessível a qualquer empresa que busca se destacar no mercado.
À frente da maior fabricante de automóveis do Reino Unido, Mazaki, que é brasileiro, desenvolveu um método que auxilia na implementação de inovação de maneira eficiente, prática e disruptiva. Segundo ele, a inovação não é uma fórmula fixa; é um processo que deve ser adaptado ao contexto específico de cada empresa. Baseado em Londres, o executivo veio ao Brasil para lançar seu livro “Inovação sem complicação”, um guia prático que aborda o tema de forma acessível e aplicável para diferentes contextos empresariais.
Segundo Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná, “o termo ‘inovação’ frequentemente evoca imagens de grandes investimentos, revoluções tecnológicas e ideias extraordinárias. No entanto, o Igor nos apresentou uma perspectiva alternativa: inovação é, na verdade, uma cultura que pode ser cultivada em qualquer contexto, independentemente do porte da empresa ou do ramo em que atua”, ressaltou.
Igor trouxe um método prático e simples para implementar uma cultura criativa em qualquer organização. “As pessoas são diferentes, as empresas são diferentes, a cultura é diferente. Por isso, para implementar inovação em um negócio é necessário compreender os processos e, principalmente, qual a estratégia para o futuro, porque é por meio da inovação que se alcança os objetivos”, explica Mazaki.
Outro ponto destacado foi a experimentação constante e a tolerância ao erro como peças fundamentais para fomentar a inovação e impulsionar o crescimento dentro da cultura empresarial. De acordo com ele, os funcionários precisam estar confortáveis para dar ideias e pensar fora da caixa, sem medo de errar. E os gestores devem incentivar essas ações proporcionando um ambiente seguro e fértil, com espaço para a diversidade e a tomada de riscos calculados.
Livro
O livro propõe um método acessível e eficaz para cultivar uma cultura de criatividade nas organizações, combatendo a noção de que a inovação é um processo complicado e custoso. Apresentado como um guia prático para líderes e profissionais que querem revitalizar a cultura corporativa, Mazaki detalha o seu “método T”, fruto de sua experiência no mundo corporativo. Após um workshop sobre o tema, Igor autografou exemplares, proporcionando um momento de interação e aprendizado para os participantes.
Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr