Head de inovação da Jaguar-Land Rover ministra workshop na Casa Lide Paraná

Head de inovação da Jaguar-Land Rover ministra workshop na Casa Lide Paraná

Igor Mazaki tem um método prático para implementar a cultura criativa em qualquer organização

Igor Mazaki, head de inovação da Jaguar-Land Rover, participou na última quinta-feira (8) do workshop “Inovação sem complicação”, promovido pelo Lide Paraná, para falar sobre como inovar de forma estratégica e alavancar resultados. Durante o evento, o especialista desmistificou o conceito comum de inovação, mostrando que a inovação não é um privilégio de grandes corporações, mas sim uma ferramenta acessível a qualquer empresa que busca se destacar no mercado.

À frente da maior fabricante de automóveis do Reino Unido, Mazaki, que é brasileiro, desenvolveu um método que auxilia na implementação de inovação de maneira eficiente, prática e disruptiva. Segundo ele, a inovação não é uma fórmula fixa; é um processo que deve ser adaptado ao contexto específico de cada empresa. Baseado em Londres, o executivo veio ao Brasil para lançar seu livro “Inovação sem complicação”, um guia prático que aborda o tema de forma acessível e aplicável para diferentes contextos empresariais.

Segundo Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná, “o termo ‘inovação’ frequentemente evoca imagens de grandes investimentos, revoluções tecnológicas e ideias extraordinárias. No entanto, o Igor nos apresentou uma perspectiva alternativa: inovação é, na verdade, uma cultura que pode ser cultivada em qualquer contexto, independentemente do porte da empresa ou do ramo em que atua”, ressaltou.

Igor trouxe um método prático e simples para implementar uma cultura criativa em qualquer organização. “As pessoas são diferentes, as empresas são diferentes, a cultura é diferente. Por isso, para implementar inovação em um negócio é necessário compreender os processos e, principalmente, qual a estratégia para o futuro, porque é por meio da inovação que se alcança os objetivos”, explica Mazaki.

Outro ponto destacado foi a experimentação constante e a tolerância ao erro como peças fundamentais para fomentar a inovação e impulsionar o crescimento dentro da cultura empresarial. De acordo com ele, os funcionários precisam estar confortáveis para dar ideias e pensar fora da caixa, sem medo de errar. E os gestores devem incentivar essas ações proporcionando um ambiente seguro e fértil, com espaço para a diversidade e a tomada de riscos calculados.

Livro

O livro propõe um método acessível e eficaz para cultivar uma cultura de criatividade nas organizações, combatendo a noção de que a inovação é um processo complicado e custoso. Apresentado como um guia prático para líderes e profissionais que querem revitalizar a cultura corporativa, Mazaki detalha o seu “método T”, fruto de sua experiência no mundo corporativo. Após um workshop sobre o tema, Igor autografou exemplares, proporcionando um momento de interação e aprendizado para os participantes.

Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *