5 atitudes que podem levar uma empresa à ruína

5 atitudes que podem levar uma empresa à ruína

Veja como identificar e corrigir atitudes prejudiciais para garantir a estabilidade e o sucesso de um empreendimento

Abrir o próprio negócio não é mais uma tarefa tão burocrática. De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, em julho de 2024, 80% dos 347 mil empreendimentos registrados foram abertos em um único dia. No entanto, ter uma empresa para chamar de sua não é sinônimo de sucesso e prosperidade, pelo contrário: sem a postura certa como empresário, a falência pode vir mais cedo do que o esperado.

Para evitar as possíveis armadilhas que vêm com o empreendedorismo, os líderes devem promover uma cultura de melhoria e aprendizado contínuos. Ainda, é preciso manter uma gestão financeira rigorosa, com um planejamento que antecipe cenários adversos e permita uma rápida resposta a mudanças no mercado.

Em um cenário em que vemos um “boom” no empreendedorismo, quase 50% das empresas fecham três anos após sua abertura, conforme apontado pelo IBGE em 2023. O principal motivo para isso, de acordo com 25% dos empreendedores ouvidos em um levantamento do Mapa de Empresas, projeto conjunto entre Ministério do Desenvolvimento e Serpro, foi a má gestão. Contribuindo para esses números, em fevereiro de 2024, um estudo da Serasa Experian revelou que as falências de empresas aumentaram 80% nos últimos dois anos.

“Investir em pesquisa e desenvolvimento para inovar, se adaptar às tendências emergentes, fomentar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo e manter um diálogo aberto com os clientes para entender suas necessidades e superar suas expectativas são algumas das atitudes que ajudam na prospecção do negócio”, explica Natal Pinto, profissional com 20 anos de experiência em liderança, fundador e CEO da InMerc Escola de Negócios e CEO da VDPrev Advocacia.

De olho nos sinais

Se não forem evitadas ou corrigidas, certas atitudes podem levar uma empresa ao fracasso em pouquíssimo tempo. Abaixo, o CEO da InMerc aponta cinco, que, em sua opinião, são as que mais colocam os negócios em risco. “É imperativo que os empresários estejam cientes e tomem medidas imediatas para corrigi-las, a fim de garantir um futuro mais estável e bem-sucedido para suas empresas”, reflete ele.

1. Ausência de plano de negócios e visão estratégica: “sem um plano de negócios bem estruturado e uma visão estratégica clara, uma empresa está fadada a navegar sem rumo em um mercado altamente competitivo. A falta de direção pode resultar em decisões reativas e perda de oportunidades valiosas”, começa.

2. Má gestão financeira: “investir inadequadamente e não controlar o fluxo de caixa são erros críticos que podem comprometer a saúde financeira de uma empresa. Essa conduta pode levar a problemas de liquidez que são difíceis, se não impossíveis, de superar”, continua.

3. Ignorar a importância da inovação e da adaptação: “empresas que não abraçam a inovação e a adaptação correm o risco de se tornarem obsoletas. Negócios que não acompanham a tendência do mercado perdem espaço para concorrentes mais bem preparados”, alerta.

4. Cultura corporativa tóxica: “um ambiente de trabalho desmotivador prejudica o moral dos funcionários e dificulta a retenção de talentos essenciais, o que também acaba respingando nos clientes. Dessa forma, é importante adotar uma cultura positiva que engaje os colaboradores”, ensina.

5. Negligência das necessidades e dos feedbacks dos clientes: “este é um erro fatal para qualquer empresa. Quando não se leva em consideração as particularidades e necessidades dos clientes, eles tendem a procurar outras empresas que estejam dispostas a ouvi-los e, dessa forma, seu negócio perde credibilidade no mercado”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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