Oportunidades de negócios em Curitiba e São José dos Pinhais são apresentadas na Feira do Empreendedor

Oportunidades de negócios em Curitiba e São José dos Pinhais são apresentadas na Feira do Empreendedor

Sebrae/PR analisou atividades de comércio e serviço com crescimento empresarial maior que 20% ao ano e espaço para mais empresas, comparado a cidades similares

Ideias de negócios para Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, selecionadas por meio de análises de mercado e tendências em alta. Essas são algumas das oportunidades apresentadas na Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo e pequenos negócios do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR de quinta (26) a domingo (29) no Viasoft Experience, em Curitiba. Toda a programação é gratuita.

A Feira oferece atendimento ao público, conteúdos e palestras com profissionais de renome, rodadas de negócio, espaços conceitos, com jogos, espaço de expositores e a feira Compre do Pequeno, com produtos de pequenos negócios de Curitiba e região.

Walter Garcia Xavier, consultor do Sebrae/PR, explica que o espaço das Oportunidades de Negócios apresenta oito tendências para Curitiba e oito para São José dos Pinhais.

“O estudo utiliza dados econômicos e ferramentas de inteligência para identificar os segmentos mais promissores para micro e pequenas empresas. Muitos dos visitantes da Feira estão em busca de um novo segmento, ou já são empresários e querem expandir. São muitas as possibilidades em vários segmentos, mas um mercado menos concorrido com maior crescimento é o alvo ideal. Na análise, usamos como critérios comércios e atividades com crescimento superior a 20% ao ano, e que tenham no mínimo 20 ou 30 lojas já estabelecidas, na comparação com cidades similares”, detalha.

Três tendências estão presentes em ambas as cidades:

  • Oficina de motocicletas: serviços especializados para um público fiel e exigente;
  • Loja de armarinho: negócio lucrativo que nunca sai de moda, com baixo investimento e possibilidades para o público 60+;
  • Bar: alto potencial de faturamento a partir da geração de experiências únicas e criativas para nichos específicos;

Curitiba tem cinco tendências específicas:

  • Minimercado: empreendimento com formato prático e de alta demanda, com proximidade e facilidade de acesso ao público-alvo;
  • Clínica de saúde: investimento de alto impacto social e rentabilidade, com clínicas inovadoras atendendo às demandas do mercado;
  • Food truck: negócio sobre rodas, com flexibilidade para atuar em eventos e espaços urbanos variados.
  • Sacolão de frutas: procura por alimentos orgânicos, saudáveis e frescos está em alta;
  • Alimentação em eventos: oportunidades para quem busca atuar com criatividade e excelência em casamentos, festas particulares e conferências.

E São José dos Pinhais tem mais cinco tendências:

  • Loja de material de construção: negócio promissor com muita demanda, com possibilidade de lucros altos;
  • Loja de calçados: pontos ideais com mix de produtos e organização de estoque;
  • Ótica: demanda crescente por produtos de qualidade e atendimento especializado num setor que une saúde e estética visual;
  • Escola de artes: para inspirar a próxima geração de artistas, num mercado com baixo risco e alta rentabilidade, além de flexibilidade de públicos e faixas etárias;
  • Joalheria: para abrir uma loja ou investir em coleções diferenciadas, num setor que combina tradição e modernidade.Loja de calçados
    Alexandra Lopes.

    Alexandra Lopes, proprietária da Maison Batel Soho, tem uma loja de calçados no bairro Bigorrilho, em Curitiba, e se interessou pelas oportunidades de expansão para sua segunda unidade na região metropolitana.

    “Procurei o Sebrae/PR para me ajudar a crescer no e-commerce e em tráfego pago nas redes sociais. Estou aproveitando a Feira para aprimorar meu conhecimento com as palestras e entender um pouco sobre tudo. Estou gostando muito, fiquei até o final do primeiro dia e hoje vou até tarde. Na Arena Sebrae me deram dicas para a expansão da minha loja de calçados. Também estou em contato com um dos expositores para fechar serviço de agência de marketing”, relata.

    Minimercado

    Juliano Dias Donato é proprietário da Prateleira Fácil, minimercado que será lançado ainda este ano em Curitiba. Ele buscou mais informações e conexões sobre o segmento na Feira.

    “Estamos montando nossa operação para iniciar até o final de outubro, estruturando tudo desde o layout até a escolha do imóvel. Participamos também do Sebraetec, que nos ajudou na criação da logomarca da empresa. Tenho relacionamento com a instituição há muitos anos e esse suporte faz toda a diferença para os negócios que estão começando. Os minimercados estão crescendo no Brasil inteiro. O conceito, que foi criado nos Estados Unidos e ganhou força após a pandemia, engloba também o autoatendimento na hora de pagar as compras”, detalha.

    Apoio

    A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, conta com apoio de: Pagbank, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR e Fomento Paraná.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *