Oportunidades de negócios em Curitiba e São José dos Pinhais são apresentadas na Feira do Empreendedor
Sebrae/PR analisou atividades de comércio e serviço com crescimento empresarial maior que 20% ao ano e espaço para mais empresas, comparado a cidades similares
Ideias de negócios para Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, selecionadas por meio de análises de mercado e tendências em alta. Essas são algumas das oportunidades apresentadas na Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo e pequenos negócios do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR de quinta (26) a domingo (29) no Viasoft Experience, em Curitiba. Toda a programação é gratuita.
A Feira oferece atendimento ao público, conteúdos e palestras com profissionais de renome, rodadas de negócio, espaços conceitos, com jogos, espaço de expositores e a feira Compre do Pequeno, com produtos de pequenos negócios de Curitiba e região.
Walter Garcia Xavier, consultor do Sebrae/PR, explica que o espaço das Oportunidades de Negócios apresenta oito tendências para Curitiba e oito para São José dos Pinhais.
“O estudo utiliza dados econômicos e ferramentas de inteligência para identificar os segmentos mais promissores para micro e pequenas empresas. Muitos dos visitantes da Feira estão em busca de um novo segmento, ou já são empresários e querem expandir. São muitas as possibilidades em vários segmentos, mas um mercado menos concorrido com maior crescimento é o alvo ideal. Na análise, usamos como critérios comércios e atividades com crescimento superior a 20% ao ano, e que tenham no mínimo 20 ou 30 lojas já estabelecidas, na comparação com cidades similares”, detalha.
Três tendências estão presentes em ambas as cidades:
- Oficina de motocicletas: serviços especializados para um público fiel e exigente;
- Loja de armarinho: negócio lucrativo que nunca sai de moda, com baixo investimento e possibilidades para o público 60+;
- Bar: alto potencial de faturamento a partir da geração de experiências únicas e criativas para nichos específicos;
Curitiba tem cinco tendências específicas:
- Minimercado: empreendimento com formato prático e de alta demanda, com proximidade e facilidade de acesso ao público-alvo;
- Clínica de saúde: investimento de alto impacto social e rentabilidade, com clínicas inovadoras atendendo às demandas do mercado;
- Food truck: negócio sobre rodas, com flexibilidade para atuar em eventos e espaços urbanos variados.
- Sacolão de frutas: procura por alimentos orgânicos, saudáveis e frescos está em alta;
- Alimentação em eventos: oportunidades para quem busca atuar com criatividade e excelência em casamentos, festas particulares e conferências.
E São José dos Pinhais tem mais cinco tendências:
- Loja de material de construção: negócio promissor com muita demanda, com possibilidade de lucros altos;
- Loja de calçados: pontos ideais com mix de produtos e organização de estoque;
- Ótica: demanda crescente por produtos de qualidade e atendimento especializado num setor que une saúde e estética visual;
- Escola de artes: para inspirar a próxima geração de artistas, num mercado com baixo risco e alta rentabilidade, além de flexibilidade de públicos e faixas etárias;
- Joalheria: para abrir uma loja ou investir em coleções diferenciadas, num setor que combina tradição e modernidade.Loja de calçados
Alexandra Lopes, proprietária da Maison Batel Soho, tem uma loja de calçados no bairro Bigorrilho, em Curitiba, e se interessou pelas oportunidades de expansão para sua segunda unidade na região metropolitana.
“Procurei o Sebrae/PR para me ajudar a crescer no e-commerce e em tráfego pago nas redes sociais. Estou aproveitando a Feira para aprimorar meu conhecimento com as palestras e entender um pouco sobre tudo. Estou gostando muito, fiquei até o final do primeiro dia e hoje vou até tarde. Na Arena Sebrae me deram dicas para a expansão da minha loja de calçados. Também estou em contato com um dos expositores para fechar serviço de agência de marketing”, relata.
Minimercado
Juliano Dias Donato é proprietário da Prateleira Fácil, minimercado que será lançado ainda este ano em Curitiba. Ele buscou mais informações e conexões sobre o segmento na Feira.
“Estamos montando nossa operação para iniciar até o final de outubro, estruturando tudo desde o layout até a escolha do imóvel. Participamos também do Sebraetec, que nos ajudou na criação da logomarca da empresa. Tenho relacionamento com a instituição há muitos anos e esse suporte faz toda a diferença para os negócios que estão começando. Os minimercados estão crescendo no Brasil inteiro. O conceito, que foi criado nos Estados Unidos e ganhou força após a pandemia, engloba também o autoatendimento na hora de pagar as compras”, detalha.
Apoio
A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, conta com apoio de: Pagbank, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR e Fomento Paraná.