Iniciativa inédita busca combater a lavagem de dinheiro em criptomoedas

Iniciativa inédita busca combater a lavagem de dinheiro em criptomoedas

Atividades ilícitas envolvendo criptomoedas movimentaram mais de US$22 bilhões

Diante de um cenário global onde a lavagem de dinheiro se tornou uma das maiores preocupações, especialmente no mercado de criptoativos, duas forças do setor uniram esforços para enfrentar esse desafio crescente. Em 2022, as atividades ilícitas envolvendo criptomoedas movimentaram mais de US$22 bilhões, o que aponta para um cenário de urgência em soluções eficazes para combater essa prática.

Para responder a essa necessidade, o Bitybank e a Advice Compliance acabam de anunciar uma colaboração estratégica, que visa fortalecer as práticas de compliance e segurança no setor. A parceria resultará na criação de um módulo especializado para o monitoramento de criptoativos, que será integrado à plataforma eGuardian da Advice Compliance, reconhecida por suas capacidades avançadas de rastreamento de atividades suspeitas e adesão às normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD-FT).

Com essa integração, as transações em criptomoedas serão analisadas em tempo real, aumentando a eficácia na identificação e gestão dos riscos. Além disso, o sistema proporcionará uma robusta gestão de riscos, avaliando automaticamente as transações e produzindo relatórios detalhados para facilitar o diálogo com as autoridades regulatórias, garantindo que todas as operações do Bitybank estejam em conformidade com as regulamentações nacionais e internacionais.

Segundo Ibiaçu Caetano, diretor financeiro do Bitybank, o lançamento do novo módulo, previsto para o final de 2024, traz um novo marco na estratégia de segurança cibernética e prevenção digital da empresa. “Estamos comprometidos em reduzir drasticamente os riscos de atividades ilícitas, assegurando maior confiança em nossas operações e garantindo que nossos usuários possam realizar transações com a máxima tranquilidade,” afirma Caetano.

Por outro lado, Cláudio Azevedo, presidente da Advice, acredita que essa parceria vai acelerar de forma significativa a adoção de soluções de compliance no setor cripto até 2025. “Nosso compromisso é criar um ambiente onde inovação e segurança andem sempre juntos. Com essa parceria, estamos certos de que conseguiremos elevar a confiança e a transparência no mercado de criptomoedas, oferecendo soluções mais robustas”, destaca Azevedo.

Além disso, Azevedo pondera que a colaboração entre as empresas vai além de aprimorar as suas próprias operações. “Estamos estabelecendo um novo padrão de conformidade no mercado de criptomoedas no Brasil. Ao promover práticas rigorosas de compliance, nosso objetivo é construir um ambiente cripto mais seguro

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *