Sicredi moderniza infraestrutura em mais de 2,7 mil agências

Sicredi moderniza infraestrutura em mais de 2,7 mil agências

Além da mudança tecnológica, a Logicalis é a responsável pela gestão de outros sistemas

 O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de associados e presença em todo o Brasil, atualizou sua infraestrutura de rede com uma solução de SD-WAN desenhada pela Logicalis, em parceria com a Cisco. O projeto de migração, que teve início em setembro de 2022, foi concluído no fim de 2023 e, além de realizar a renovação tecnológica, a Logicalis presta serviços que garantem alta disponibilidade e performance da arquitetura.

A decisão de substituir a infraestrutura em rede iWAN foi motivada pela necessidade de desenvolver um ambiente compatível com o crescimento de negócios e expansão do número de agências. O coordenador de operações de TI da Sicredi, Frederico Irigoyen, destaca que a arquitetura de rede exigiu um processo de migração que atendesse plenamente as mais de 2,7 mil agências em todas as regiões do país. “O desafio que tínhamos era de reestruturar serviços ao mesmo tempo em que mantínhamos plena performance, beneficiando um atendimento próximo e personalizado para os nossos associados”, afirma.

A Logicalis foi o parceiro escolhido para desenvolver a solução que melhor atendesse à demanda e, também, suportasse o crescimento dos próximos anos. A escolha se deu pelo conhecimento do ambiente.

Projeto

Juntamente com a Cisco, que já era a fornecedora da rede iWAN, a Logicalis desenvolveu o projeto de atualização para uma rede SD-WAN habilitada pela Viptela/IOS XE, uma arquitetura de nuvem altamente segura, aberta, programável e escalável. A nova rede conta com o console Cisco vManage, que estabelece rapidamente sobreposição de SD-WAN que pode ser utilizado para conectar data centers, filiais, campus e instalações compartilhadas e melhorar ainda mais a velocidade, segurança e eficiência da rede.

O projeto incluiu a implementação da nova rede já contando com expansões futuras. As migrações começaram a ser realizadas em setembro de 2022. Até fevereiro de 2023, cerca de 800 agências haviam sido migradas, com 95% do rollout completamente transparente para cliente e usuário. Com isso, a Logicalis superou a meta de entregar 500 agências no primeiro ano, concluindo a migração de todas as unidades no fim de 2023.

Solução construída sob medida

Outro destaque do projeto foi a adoção do modelo de compra Enterprise Agreement, que garante a possibilidade de expansão com previsibilidade de custos. Com a implementação da arquitetura habilitada pela Viptela/IOS XE neste modelo, o Sicredi passou a contar com previsibilidade pelos próximos três anos e capacidade de expansão de novos serviços dentro do mesmo contrato.

Além da otimização de custo, a instituição possui atualmente arquitetura de rede ainda mais segura e com maior amplitude de meios de transmissão, sendo compatível com tecnologias 4G e 5G. Outro benefício importante da solução Cisco SD-WAN é sua facilidade de gestão uma vez que centraliza em uma única tela (orquestradora) a visibilidade de todo ambiente de rede.

Com a migração concluída, o Sicredi conta com profissionais Logicalis totalmente dedicados em seu Network Operation Center (NOC), além de equipes locais para atender a demandas específicas de suporte. “Estamos tranquilos com a solução que contribui para alavancar cada vez mais a nossa atuação e uma melhor experiência para o associado, seja no digital ou em nossas agências”, afirma Irigoyen.

O Sicredi se posiciona com uma tecnologia que também dá previsibilidade de crescimento garantindo todas as necessidades de custo e gestão do ambiente e, principalmente, da eficiência do serviço prestado ao usuário.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *