Tradener concretiza a primeira comercialização de gás natural produzido no Paraná

Tradener concretiza a primeira comercialização de gás natural produzido no Paraná

Comercialização será realizada em parceria com a GNLink

A Tradener, primeira comercializadora de energia livre do Brasil, marca um novo capítulo em sua trajetória ao inaugurar sua primeira venda de gás natural com produção própria. A empresa, que já acumula experiência na importação de gás boliviano, expande sua atuação para a produção, solidificando sua presença no mercado nacional de energia.

O gás natural é comercializado pela Tradener, por meio de sua subsidiária Barra Bonita Óleo e Gás, localizada em Pitanga, no estado do Paraná. O poço, que iniciou operações em julho de 2022, tem uma capacidade plena de produção de até 100 mil m³/dia. O contrato prevê a venda inicial de 40 mil m³/dia em 2024, com um aumento significativo de volume em janeiro de 2026 atingindo 80 mil m³ diários.

A comercialização será realizada em parceria com a GNLink, empresa sediada no Rio de Janeiro, que irá comprar o gás na cabeça do poço e ficará responsável por sua distribuição. A GNLink converte o gás natural em gás natural liquefeito (GNL), o que permitirá acessar grandes clientes localizados a distâncias superiores a 1.000 km. Contudo, o mercado prioritário será o próprio estado do Paraná.

Segundo Walfrido Avila, presidente da Tradener, a comercialização de gás natural no Brasil sempre foi um dos objetivos estratégicos da empresa. “A experiência adquirida com a UTE BBOG, nossa usina termelétrica, foi crucial para viabilizarmos a venda de gás natural ao mercado industrial,” afirma. Ele destaca o fato de que este gás é originário de uma região do Paraná onde as redes de distribuição ainda não estão plenamente desenvolvidas.

Além disso, Avila ressalta as vantagens do gás natural, especialmente sua composição química, que proporciona um controle de processos mais uniforme, sendo considerado um combustível de transição para uma matriz energética mais limpa, apesar de sua origem fóssil. “Estamos comprometidos em contribuir para a diversificação e modernização da matriz energética brasileira, oferecendo um produto de alta qualidade que atende tanto à demanda local quanto a mercados mais distantes,” conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *