Vender é uma arte treinável, diz mentora de startups

Vender é uma arte treinável, diz mentora de startups

É preciso ensino constante e acompanhamento frequente para empresa conquistar sucesso na área de vendas

A área de vendas é uma das mais importantes em qualquer empresa, já que um negócio precisa vender para se manter em pé e crescer. Entretanto, vender não deve ser considerada uma ação a ser realizada apenas por aqueles que nascem com o chamado “talento natural para vendas”, e sim por qualquer um que seja muito bem treinado.

Existem estudos que mostram que os treinamentos constantes em vendas são fundamentais. Segundo a Sales Management Association, as empresas que fornecem programas de treinamento eficazes superam as metas de receita 7,5% mais frequentemente. Além disso, vendedores que recebem treinamentos contínuos têm 50% mais chances de permanecer nas empresas, reduzindo custos de recrutamento e retenção.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, que apoia fundadores visionários na jornada para o próximo nível, combinando expertise, capital e experiência, vender é uma arte treinável. “Já tivemos vários casos de vendedores que não eram pessoas de mercado gabaritadas, mas que foram desenvolvidas dentro de casa. Toda empresa precisa entender que o vendedor não é um super herói e que precisa ser treinado constantemente”, afirma.

Marilucia Silva Pertile

De acordo com a executiva, existem alguns pontos principais relacionados às vendas. “O principal é que a pessoa deve vender uma solução e não um produto. Além disso, não podemos achar que o vendedor pode fazer tudo sozinho. Ou seja, que ele não precisa de treinamento e que precisa se virar e fazer de tudo: prospectar, agendar, visitar, demonstrar e etc. Do início ao final, são diversas etapas que não devem ser feitas por uma única pessoa”, detalha.

Além disso, para que tenha sucesso nas vendas, uma orientação considerada primordial pela cofundadora da Start Growth é a empresa realizar uma estruturação comercial. “É preciso ter processos muito bem definidos, pessoas muito bem treinadas e ferramentas adequadas. Esse tripé é fundamental para ajudar no aumento das vendas e conquista das metas. Todas as empresas de alta performance trabalham dessa forma”, explica.

Marilucia lembra que muitas companhias reclamam ao treinar vendedores que acabam não permanecendo, mas ela ressalta que se trata de uma realidade que qualquer empreendedor precisa encarar. “Se você não cuidar bem do seu vendedor, não treinar, não preparar, revisar o planejamento, acompanhar números e indicadores, você não estará fazendo uma gestão, muito menos na área de vendas, e aí as chances de ele ir embora aumentam de fato”, diz.

Confira algumas orientações que devem ser aplicadas na arte de vender bem:

1. Conheça seu público-alvo profundamente – É necessário que o vendedor conheça detalhadamente o perfil do cliente ideal  e entenda suas dores, necessidades e como sua solução pode resolver esses problemas.

2. Utilize prova social – É sempre importante ter depoimentos e reviews para mostrar e ampliar a credibilidade. Construir uma relação de confiança é um processo que pode ser facilitado por meio de provas sociais.

3. Use o poder do marketing digital – Use estratégias como SEO, marketing de conteúdo, anúncios pagos e redes sociais para atrair potenciais clientes.

4. Construa uma proposta de valor clara – Deixe evidente por que o cliente deve escolher sua empresa no lugar da concorrência. Enfatize os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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