B3 adota Indicador do Boi Datagro para liquidar contratos futuros de pecuária

B3 adota Indicador do Boi Datagro para liquidar contratos futuros de pecuária

Novo indicador conta com milhares de pecuaristas cadastrados

A B3, Bolsa do Brasil, passa a contar, a partir desta terça-feira (8), com o Indicador do Boi DATAGRO como referência para liquidar contratos futuros. A adoção do novo Indicador já foi aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e será considerada para liquidar os contratos com vencimentos a partir de fevereiro de 2025.
Com uma amostra que contempla mais de 60% do abate nacional, mesmo percentual na praça São Paulo, o indicador cruza informações fornecidas por milhares de pecuaristas, incluindo os maiores confinamentos do país, e indústrias frigoríficas. A partir de metodologia própria, análise e auditoria de especialistas da Datagro, consultoria agrícola que atua em mais de 50 países, fornece ao mercado uma referência de preço da arroba do boi gordo nas principais praças de comercialização do país.
“É uma ferramenta transparente e independente, que consegue refletir, de maneira assertiva, a realidade do mercado”, analisa João Otávio Figueiredo, head de Pecuária da Datagro. 
O Indicador do Boi Datagro foi criado em 2019 e, atualmente, recebe mais de um milhão de cabeças de animais reportados na média mensal, a nível nacional, isto representa mais de 60% de bovinos no Brasil. No Estado de São Paulo, o patamar é o mesmo de representatividade, registrando uma amostra acima de 60% do abate no Estado.
“O volume dos contratos de boi gordo quase triplicou entre 2018 e 2024 e, atualmente, 45% dos investidores são pessoas físicas. O mercado ainda tem potencial para crescer muito mais e a escolha do indicador é de extrema importância para fomentar a negociação dos ativos e gerenciar riscos”, explica Marielle Brugnari, head de produtos de commodities da B3.

Indicador do Boi Datagro

Criado a partir de uma demanda do próprio setor, o Indicador do Boi DATAGRO reúne dados fornecidos voluntariamente pelos pecuaristas e frigoríficos que participam de transações de bovinos nas praças de comercialização. O Indicador conta com metodologia própria, disponível para consulta no site da empresa, e que passa por revisão periódica.
“A equipe Datagro vem desenvolvendo um trabalho que contempla o avanço em quatro pilares: coleta, armazenamento, distribuição e auditoria. Com o uso de práticas modernas, a empresa vem aprimorando continuamente o tratamento e a auditoria das informações, garantindo maior precisão e eficiência em suas operações”, destaca o executivo da Datagro.
Os dados coletados, obrigatoriamente, devem trazer número de animais do lote, preços da arroba negociada, a data do negócio e do abate, prazo de pagamento, estados de origem e destino dos abates, todos os atributos que envolvem a negociação.
ADatagro, em parceria com a B3, mantém um diálogo constante com todos os elos da cadeia, com o intuito de manter o indicador sempre o mais alinhado do possível com a realidade do mercado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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