Helisul completa 52 anos como a maior operadora de helicópteros monomotores da América Latina
Empresa celebra a expansão e o reconhecimento internacional, reforçando seu compromisso com a excelência e a segurança
A Helisul aviação chega aos 52 anos com muitos motivos para comemorar. A empresa é a maior operadora de helicópteros da América Latina. Entre as conquistas, só no último ano, estão a aquisição da Ecocopter — empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul —, a certificação da ANAC para treinamentos e uso de dispositivos de simulação do helicóptero Esquilo no Chile, além do credenciamento como Empresa Estratégia de Defesa junto às Forças Armadas.
Essa história de sucesso começou em 5 de outubro de 1972, com a oferta de voos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). A partir da década de 1990, a Helisul passou a alçar novos voos, expandir os serviços, dominar o território nacional com suas bases e a se destacar entre os concorrentes.
Expansão para a América Latina
No início de 2024, a Helisul anunciou a aquisição total da Ecocopter, empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul. A operação estratégica não apenas expandiu a presença da Helisul para o mercado internacional, mas também estabeleceu a empresa como a maior operadora de serviços aéreos com helicópteros da América Latina, passando a operar em três países: Brasil, Chile e Equador.
Também este ano foi confirmada a aquisição da Albatross Engenharia, que passa a se chamar Helisul Engenharia. Com esse reforço, a Helisul agregou conhecimentos em tecnologia embarcada e aeronaves de missão especial, ampliando sua expertise nas áreas de segurança pública e forças militares.
Transporte aeromédico
Outro motivo de destaque da empresa são as vidas salvas com o transporte aeromédico. Há doze anos, a Helisul também é referência na oferta desse serviço, com aviões e helicópteros. Desde 2012, já foram mais de 20 mil voos aeromédicos, não somente no Brasil, mas em todas as nações da América do Sul, de recém-nascidos a idosos, e com as mais variadas patologias.
Com esse apoio que vem do céu, é possível atender com mais agilidade traumas graves e quadros clínicos complexos que requerem rapidez e eficiência. O serviço também garante acesso médico aos cidadãos que vivem em áreas remotas e em locais onde ambulâncias terrestres enfrentam atrasos devido à distância ou terrenos acidentados.
Certificação da Anac
Outro marco importante foi a conquista da certificação da ANAC para o Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD-5) do helicóptero Esquilo (AS350 – H125). O órgão também concedeu a certificação do Centro de Treinamento de Aviação Civil (CTAC), que autoriza a Helisul a conduzir treinamentos, exames teóricos e práticos, de acordo com as aprovações de cursos concedidas pela Autoridade de Aviação Civil do Chile (DGAC – Dirección General de Aeronáutica Civil) segundo o DAN 142, e com as limitações estabelecidas nas Especificações de Treinamento emitidas pela ANAC.
Esse marco inédito reforça a posição da Helisul como referência em segurança operacional na América do Sul. A prática será realizada em Santiago, no Chile, na área de treinamento da Ecocopter (Ecotraining), que dispõe de uma excelente infraestrutura física e intelectual para prover treinamentos de alto desempenho aos tripulantes do AS350.
O Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD) será utilizado para a qualificação de pilotos, proporcionando um nível de realismo que simula de forma precisa todas as fases do voo e situações de emergência.
Empresa Estratégica de Defesa
Ainda este ano, a Helisul obteve o credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo Ministério da Defesa para empresas que oferecem produtos ou serviços voltados à segurança nacional. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, Portaria GM-MD n° 4.514, de 23 de setembro de 2024.
A ideia de uma empresa estratégica está atrelada às políticas de defesa do país, sendo conferido este título a empresas que produzem ou fornecem serviços considerados essenciais para a segurança e soberania nacional. Para obter o aval do Ministério da Defesa, a empresa precisa atender a critérios específicos, como ser brasileira e comprovar conhecimento científico ou tecnológico relevante. O processo é criterioso, exigindo a apresentação de produtos ou serviços que justifiquem sua importância para a segurança do país. O trabalho de manutenção dos helicópteros do Exército e da Aeronáutica realizado pela Helisul foi um dos critérios considerados para que a empresa recebesse o credenciamento. Com isso, a Helisul passa a integrar um grupo restrito de empresas que possuem este selo de confiabilidade.
Um futuro de novas conquistas
À medida que a Helisul celebra mais de meio século de atuação, seu espírito pioneiro e sua capacidade de inovação permanecem tão fortes quanto no início. Com uma trajetória marcada por grandes feitos, a empresa segue expandindo suas operações, reforçando seu compromisso com a excelência e a segurança. E, acima de tudo, é o valor da união familiar que mantém a Helisul voando alto. Essa conexão com suas raízes é o que dá brilho aos olhos de cada colaborador, impulsionando-os a superar desafios e continuar conquistando o céu