Helisul completa 52 anos como a maior operadora de helicópteros monomotores da América Latina

Helisul completa 52 anos como a maior operadora de helicópteros monomotores da América Latina

Empresa celebra a expansão e o reconhecimento internacional, reforçando seu compromisso com a excelência e a segurança

A Helisul aviação chega aos 52 anos com muitos motivos para comemorar. A empresa é a maior operadora de helicópteros da América Latina. Entre as conquistas, só no último ano,  estão a aquisição da Ecocopter — empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul —, a certificação da ANAC para treinamentos e uso de dispositivos de simulação do helicóptero Esquilo no Chile, além do credenciamento como Empresa Estratégia de Defesa junto às Forças Armadas.

Essa história de sucesso começou em 5 de outubro de 1972, com a oferta de voos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). A partir da década de 1990, a Helisul passou a alçar novos voos, expandir os serviços, dominar o território nacional com suas bases e a se destacar entre os concorrentes.

Expansão para a América Latina

No início de 2024, a Helisul anunciou a aquisição total da Ecocopter, empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul. A operação estratégica não apenas expandiu a presença da Helisul para o mercado internacional, mas também estabeleceu a empresa como a maior operadora de serviços aéreos com helicópteros da América Latina, passando a operar em três países: Brasil, Chile e Equador.

Também este ano foi confirmada a aquisição da Albatross Engenharia, que passa a se chamar Helisul Engenharia. Com esse reforço, a Helisul agregou conhecimentos em tecnologia embarcada e aeronaves de missão especial, ampliando sua expertise nas áreas de segurança pública e forças militares.

Transporte aeromédico

Outro motivo de destaque da empresa são as vidas salvas com o transporte aeromédico. Há doze anos, a Helisul também é referência na oferta desse serviço, com aviões e helicópteros. Desde 2012, já foram mais de 20 mil voos aeromédicos, não somente no Brasil, mas em todas as nações da América do Sul, de recém-nascidos a idosos, e com as mais variadas patologias.

Com esse apoio que vem do céu, é possível atender com mais agilidade traumas graves e quadros clínicos complexos que requerem rapidez e eficiência. O serviço também garante acesso médico aos cidadãos que vivem em áreas remotas e em locais onde ambulâncias terrestres enfrentam atrasos devido à distância ou terrenos acidentados.

Certificação da Anac

Outro marco importante foi a conquista da certificação da ANAC para o Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD-5) do helicóptero Esquilo (AS350 – H125). O órgão também concedeu a certificação do Centro de Treinamento de Aviação Civil (CTAC), que autoriza a Helisul a conduzir treinamentos, exames teóricos e práticos, de acordo com as aprovações de cursos concedidas pela Autoridade de Aviação Civil do Chile (DGAC – Dirección General de Aeronáutica Civil) segundo o DAN 142, e com as limitações estabelecidas nas Especificações de Treinamento emitidas pela ANAC.

Esse marco inédito reforça a posição da Helisul como referência em segurança operacional na América do Sul. A prática será realizada em Santiago, no Chile, na área de treinamento da Ecocopter (Ecotraining), que dispõe de uma excelente infraestrutura física e intelectual para prover treinamentos de alto desempenho aos tripulantes do AS350.

O Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD) será utilizado para a qualificação de pilotos, proporcionando um nível de realismo que simula de forma precisa todas as fases do voo e situações de emergência.

Empresa Estratégica de Defesa

Ainda este ano, a Helisul obteve o credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo Ministério da Defesa para empresas que oferecem produtos ou serviços voltados à segurança nacional. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, Portaria GM-MD n° 4.514, de 23 de setembro de 2024.

A ideia de uma empresa estratégica está atrelada às políticas de defesa do país, sendo conferido este título a empresas que produzem ou fornecem serviços considerados essenciais para a segurança e soberania nacional. Para obter o aval do Ministério da Defesa, a empresa precisa atender a critérios específicos, como ser brasileira e comprovar conhecimento científico ou tecnológico relevante. O processo é criterioso, exigindo a apresentação de produtos ou serviços que justifiquem sua importância para a segurança do país. O trabalho de manutenção dos helicópteros do Exército e da Aeronáutica realizado pela Helisul foi um dos critérios considerados para que a empresa recebesse o credenciamento. Com isso, a Helisul passa a integrar um grupo restrito de empresas que possuem este selo de confiabilidade.

Um futuro de novas conquistas

À medida que a Helisul celebra mais de meio século de atuação, seu espírito pioneiro e sua capacidade de inovação permanecem tão fortes quanto no início. Com uma trajetória marcada por grandes feitos, a empresa segue expandindo suas operações, reforçando seu compromisso com a excelência e a segurança. E, acima de tudo, é o valor da união familiar que mantém a Helisul voando alto. Essa conexão com suas raízes é o que dá brilho aos olhos de cada colaborador, impulsionando-os a superar desafios e continuar conquistando o céu

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *