Mulheres ganham força em cargos de liderança com programa de mentoria no setor de limpeza profissional

Mulheres ganham força em cargos de liderança com programa de mentoria no setor de limpeza profissional

A participação feminina em cargos de liderança no setor de limpeza profissional está em crescimento, mas ainda enfrenta desafios. De acordo com um levantamento interno da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), apenas 22% das empresas associadas possuem mulheres como representantes na associação.

Buscando mudar esse cenário, a UniAbralimp, centro nacional de excelência em conhecimento e formação em limpeza profissional, lançou a segunda edição do Programa de Mentoria para Mulheres. A iniciativa reforça o contexto de crescente discussão sobre a importância da diversidade nas lideranças corporativas e busca impulsionar a presença feminina em posições estratégicas e promover a equidade de gênero.

“Nosso intuito é criar um espaço de troca e crescimento, onde experiências e desafios sejam compartilhados, promovendo a transformação necessária para que essas mulheres alcancem novas metas”, destaca Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora da Fundação UniAbralimp.

A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte e orientação às profissionais do setor, contribuindo para aumentar a participação feminina em cargos de liderança. Com a participação de Renata Arrepia, especialista com 30 anos de experiência e formação em psicologia e coaching, a proposta do programa busca fortalecer a trajetória profissional de mulheres membros da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Uma das mentoras Fernanda Cerri, diretora da Câmara de Químicos da Abralimp, explica que o programa é um processo colaborativo, em que as mentoras estimularam reflexões sobre as experiências e objetivos das mentoradas. “Queremos proporcionar para as mulheres a troca de conhecimento e experiências para o desenvolvimento dessas profissionais. Compartilhamos o conhecimento em busca de orientar na resolução de problemas que dificultam o crescimento”.

Fernanda destaca ainda que essa troca beneficia a todas as participantes. “A mentorada aprimora suas habilidades e adquire uma visão mais clara sobre como resolver desafios que enfrenta em sua carreira. Ao mesmo tempo, a mentora também cresce com esse processo, pois essa troca de experiências pode ajudá-la a enxergar com mais clareza questões internas, como o próprio relacionamento com sua equipe. O aprendizado é mútuo, o que faz com que o programa seja positivo para ambas as partes”, complementa.

A mentoria é oferecida tanto em formato presencial quanto online, permitindo a participação de mulheres de diferentes regiões. Na primeira edição do programa, em 2023, participaram mulheres de diversas localidades, incluindo a capital e interior de São Paulo, além de uma representante da Bahia.

A proposta, agora, é ampliar a abrangência e abrir novas turmas a cada semestre, reforçando o compromisso com o desenvolvimento contínuo das profissionais. As inscrições para futuras edições do Programa de Mentoria serão divulgadas nas redes sociais e canais de comunicação da UniAbralimp. “Mulheres do setor, não deixem passar essa oportunidade de potencializar suas carreiras e fazer a diferença”, conclui Ana Claudia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *