Integração de práticas éticas e de compliance fortalece os negócios jurídicos

Integração de práticas éticas e de compliance fortalece os negócios jurídicos
Beatriz Machnick, CEO do BM Finance Group.

Também garante uma precificação transparente e equilibrada nos honorários

Em um mercado cada vez mais complexo e regulamentado, o conceito de compliance e ética tem se tornado essencial para o equilíbrio dos negócios, tanto no setor corporativo quanto no jurídico. A prática de compliance, que envolve o cumprimento de normas, regulamentações e políticas internas, é vista como um pilar para garantir a transparência e a integridade das operações de uma empresa. Quando aplicada ao setor jurídico, especialmente no que tange à precificação de honorários advocatícios, essa abordagem pode ser determinante para o sucesso e a confiança dos profissionais.

De acordo com Beatriz Machnick, CEO do BM Finance Group e especialista em planejamento de carreira para advogados, a escolha da especialização na área jurídica deve estar profundamente verificada às suas habilidades e interesses. “A ética, por sua vez, complementa esse panorama, sendo a base de todas as ações jurídicas. O cumprimento de padrões éticos não apenas fortalece a proteção dos profissionais, mas também garante que o serviço prestado esteja de acordo com as melhores práticas do mercado. Quando os advogados adotam uma postura ética, isso reflete diretamente na confiança do cliente e no valor agregado ao serviço prestado”, explica.

A correta precificação é outro aspecto crítico do equilíbrio de qualquer negócio. Machnick ressalta que “no setor jurídico, o valor atribuído ao serviço prestado deve levar em conta não apenas o tempo despendido em cada caso, mas também o valor de mercado da especialização do advogado e a complexidade da área em que ele atua. Profissionais que se especializam em áreas como compliance estão lidando com questões altamente técnicas e de grande responsabilidade, o que justifica honorários mais altos em comparação com áreas menos complexas. Isso também reforça a necessidade de ética na precificação: os valores cobrados devem ser justos e refletem a qualidade do serviço prestado”, finaliza.

É importante enfatizar que tanto a ética quanto o compliance não são apenas ferramentas para garantir a conformidade legal, mas sim fundamentais para o sucesso a longo prazo de qualquer advogado ou escritório. Conhecer esses valores e integrar a forma sólida na prática diária, ao mesmo tempo, em que se busca um equilíbrio na precificação dos serviços, é a chave para construir uma carreira jurídica sustentável.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *